AnálisesDestaque

Análise ao Microsoft Office 2010

Access 2010

O Microsoft Access é o programa de Bases de dados do Office. Intimidante para uns o nome Base de dados a verdade é que erradamente muitas vezes usa-se o Excel em vez do Access e isso acaba por ser um erro porque o Excel não é nem pretende ser uma base de dados. Mas a verdade é que por mais simples que se tente fazer uma Base de dados há uma curva de aprendizagem importante a fazer. O Microsoft Access tenta tornar essa curva o mais simples possível. Já antes tinha mas nesta versão é ainda mais notório o número de templates existentes e que podem ser descarregados de Office.com.

Há várias templates disponíveis para facilitar a criação de uma base de dados. Longe da intimidante primeira imagem que colocamos propositadamente.

É possível fazer relatórios integrando informação de  variadíssimas fonte.

Criar inúmeras relações entre as mais diversas tabelas com os mais diversos dados.

Houve ainda a preocupação de melhorar visualmente as Tabelas, relatórios e formulários de modo a que  visualmente seja mais agradável. Estes mesmos relatórios e formulários podem conter botões de navegação inseridos por drag and drop, ou seja sem qualquer conhecimento de código. A parte mais intimidante que é a da construção de Marcos e de fórmulas ou operações está também simplificado.

O Microsoft Access não faz parte do Office Web Apps mas com as ferramentas certas -leia-se Microsoft SharePoint Server 2010 –  é possível publicar uma Base de dados na Internet ficando acessível no browser. As alterações são sincronizadas automaticamente.

A maioria dos utilizadores do Office possivelmente não vão ter o Access disponível. Este apenas se encontra disponível na versão Profissional, o que o deixa de fora dos utilizadores que compraram a versão Casa e Estudante e Casa e Negócios. É uma pena porque dificilmente veremos pessoas a fazer o upgrade para a versão Profissional . Também é de notar que não faz parte da versão do Office para Mac. Estes utilizadores vão acabar por preferir utilizar um software que existe tanto para Windows como para  Mac. E esse é um dos principais problemas que o Access tem que enfrentar. O Filemaker existe em Windows e Mac e vem de longe a fama na simplicidade de uso.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo