Guias

OCZ SSD Guru

O OCZ SSD Guru é a nova ferramenta para gestão de SSD da própria marca que vem substituir o OCZ Toolbox com mais funcionalidades.

ssd_guru-01-overview-dashboard

A imagem acima é a imagem que aparece em primeiro lugar, é o Dashboard. Na coluna da direita, que se mantém em todos os ecrãs, têm a foto do SSD e ainda mais 3 opções além dos menus acima. No canto superior de cada um dos quadros têm um ponto de interrogação onde podem clicar e aparece a informação do que efetivamente é mostrado, mas para ser sincero as imagens são tão exemplificativas que duvido que tenham necessidade de esclarecimentos adicionais.

ssd_guru-02-overview-ssd_details

Detalhes do SSD.

ssd_guru-03-overview-system_details

Detalhes do sistema

ssd_guru-04-overview-smart-1

ssd_guru-05-overview-smart-2

SMART

 

ssd_guru-06-tuner

 Tuner

Como é sabido o Trim é automático mas se por qualquer motivo quiserem fazer um Trim em qualquer altura. Além disso também podem aumentar o aprovisionamento com ganhos de performance.

ssd_guru-07-maintenance

Manutenção

Aqui podem fazer update ao firmware e diretamente a partir da web. Para que o novo firmware fique a funcionar necessitam de desligar a alimentação, ou seja, não basta fazer reboot ou shutdown, têm que desligar durante uns segundos a fonte de alimentação mesmo. Os updates de firmware são recomendados porque corrigem problemas mas um cuidado que costumo ter é esperar por ver feedback de alguém que já tenha feito e que confirme que tudo correu bem. Ao fazerem update os dados não são perdidos mas backups nunca são demais.

Também é aqui que podem fazer um Secure Erase (coloca o disco no estado original) do disco. Os dados vão ser todos apagados sem possibilidade de serem recuperados. Um cenário para o fazerem é se quiserem vender o disco por exemplo. Por precaução não é possível fazer Secure Erase se o SSD for o do sistema.

 

ssd_guru-08-settings

Settings 

Por defeito quando instalam o software ele fica activo no login a monitorizar o SSD.

ssd_guru-09-help

 Ajuda

Têm o link para o Fórum da OCZ onde podem ter ajuda da comunidade ou suporte direto da OCZ e para isso podem guardar um relatório que contem a informação do sistema, dados da SMART e o número de série tudo num ficheiro .zip.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo