AnálisesDestaque

Análise à placa gráfica MSI GTX 960 Gaming 2G

Caixa

IMG_7110

A fotografia não faz justiça à parte da frente da caixa. Não consegue mostrar os relevos e as diferentes texturas. Apresenta o nome bem como a serie Gaming. Do lado inferior esquerdo destaca sistema de refrigeração utilizado bem como a quantidade de memória RAM, a norma PCI e que se trata de uma edição com overclocking de fábrica. Do lado oposto algumas funcionalidades da Nvidia suportadas pelo processador gráfico Maxwell.

IMG_7111

O lado posterior apresenta em mais pormenor o sistema de arrefecimento TWIN FROZR V que iremos desenvolver mais adiante, bem como a aplicação que permite definir perfis no Windows bem como as especificações em mais detalhe.

IMG_7112

Parte superior da caixa onde identifica a marca, Gaming Series e um slogan apelativo aos gamers.

IMG_7113

Na parte inferior refere em 20 idiomas diferentes a informação do GPU e que suporta Microsoft DirectX 12 e OpenGL 4.4.

IMG_7115

No interior temos dois andares: na parte superior tem uma caixa com o logo a meio, conforme é visível apesar de todo a negro, onde traz os acessórios que acompanham a placa gráfica.

IMG_7118

A partir do canto superior esquerdo, no sentido horário, podem ver que temos guia de utilização rápida com informação das diferentes series de gráficas da MSI, instruções de montagem. A seguir temos informação sobre as equipas de gaming apoiadas e informação sobre os restantes produtos da Serie Gaming, como são o caso de motherboards, portáteis, All-In-One, placas gráficas e acessórios como teclado e rato.

CD com os drivers e utilitários, conector de alimentação de 1 x 6 pinos para 1 x 8 pinos para utilizarem em fontes de alimentação que possam não ter conector de 8 pinos que é necessário. Este cabo resolve o problema de quem possa ser fontes de alimentação mais antigas. Não se esqueçam que a fonte de alimentação recomendada, tal como está nas especificações no início, é de pelo menos 400W. Se tiverem vários discos ou usarem duas gráficas em SLI escusado será dizer que devem ter uma fonte de alimentação mais poderosa.

Em caso de esquecimento de ligarem a alimentação extra essa informação aparece no monitor.

Não está na imagem porque não tinha visto de imediato mas a caixa também traz um adaptador DVI para VGA. Ficou preso na caixa e só me apercebi depois de ter as fotos todas tiradas. Não deve ser um acessório muito utilizado pelos clientes desta placa gráfica seguramente.

IMG_7120

Envolvida num saco anti-estático temos a placa gráfica.

IMG_7122

Aspeto geral da placa gráfica onde é possível verem que todos os conectores estão protegidos por um plástico vermelho como não poderia deixar de ser.

IMG_7123

A foto acima está apenas pelas letras pequeninas. Imagino que saltem facilmente os manuais e passem à acção mas esta placa gráfica em utilização leve pára completamente as ventoinhas. Fica o aviso porque é sempre uma sensação estranha ver uma ventoinha (neste caso duas) parada e placa gráfica na mesma frase. Isto demonstra por um lado que o sistema de arrefecimento da MSI tem que ser bom, mas também que há aqui uma boa eficiência energética que se traduzirá sempre por um menor aquecimento e menor consumo energético além do aumento da vida das ventoinhas.

IMG_7124

IMG_7125

IMG_7126

Pormenor das ventoinhas com cerca de 10 cm de diâmetro com design assimétrico das lâminas.

IMG_7127

Pormenor de dois dois 3 heatpipes.

 

IMG_7128

Pormenor das lâminas que aumentam a área do cooler e naturalmente a superfície de dissipação.

 

IMG_7130

Parte superior da gráfica onde podem ver os três heatpipes. Não encontrei as dimensões exatas do mesmo mas um deles tem um diâmetro maior do que os restantes. Tanto a cabeça do dragão como o logo ficam iluminados quando o computador está ligado. No canto inferior esquerdo têm os 8 pinos para alimentação.

IMG_7135

Parte traseira da gráfica tal como vem. Todas as entradas vêm protegidas pelos plásticos. Ocupa duas baías PCI.

 

IMG_7136

Portas para todos os gostos: DVI acima, ao lado dos orifícios de exaustão do ar, e por baixo três portas DisplayPort e uma porta HDMI.

IMG_7138

Nesta imagem pretende-se mostrar o connector para SLI que neste caso está protegido pelo plástico vermelho.

IMG_7139

 

IMG_7142

Parte anterior e posterior. Na parte posterior podem ver duas memórias sem qualquer cooler.

IMG_7143

Pormenor da lateral interna em que se vê bastante bem o cooler.

IMG_7144

IMG_7145

Nas duas imagens podem ver em pormenor as ventoinhas. É bem visível o recorte das lâminas.

 

O vídeo acima permite ver como a MSI tem evoluído ao longo dos anos os seus sistemas de refrigeração. Depois de ter usado a placa gráfica bastantes horas podemos de facto testemunhar que é mesmo silenciosa mesmo com as ventoinhas em funcionamento…

Página anterior 1 2 3 4 5Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo