AnálisesDestaque

Análise à placa gráfica MSI GTX 960 Gaming 2G

Overclocking

Chegámos a uma parte importante desta review, o overclocking!

Os GPUs baseados na arquitectura Maxwell sempre mostraram grandes aptidões para obter overclocks elevadíssimos, sendo provavelmente os melhores GPU’s de sempre para overclock.

Vamos ver como se comporta a MSI GTX960 utilizando um dos melhores softwares (se não o melhor): o MSI Afterburner.

Para os iniciados em overclocking, vão com calma!

Apenas se deve aumentar 30MHz a 50MHz de cada vez no core do GPU, depois correr um teste de benchmark como o 3DMark, e repetir o processo quantas vezes a gráfica o permitir até encontrarem o que chamamos de artefactos. Artefactos são pequenas “falhas” na imagem, pequenos quadrados brancos ou coloridos, algum flickering, “riscos” horizontais ou verticais, etc…

Caso isso aconteça, parem o benchmark imediatamente, voltem à velocidade do core anterior e aí subam de 5 em 5MHz enquanto obterem estabilidade.

É importante referir que a temperatura do GPU não deve passar dos 80–90ºC.

Para as memórias repitam o mesmo processo, mas as GDDR5 têm uma “vantagem”: foram feitas para serem resistentes a “crashes”. Caso o overclock seja demasiado elevado nas memórias, a gráfica não desliga ou reinicia o computador em caso de haver uma falha na transferência de dados. Pura e simplesmente volta a repetir a informação que falhou, ao repetir a informação por 2x, torna-se mais lenta… Portanto de cada vez que fizerem um run de 3DMark, anotem a pontuação que obtiveram no final. Quando essa pontuação começar a ser menor do que o ultimo benchmark, já sabem que foram longe demais, e voltem às definições anteriores que vos proporcionaram a melhor pontuação.

Esta informação não pretende ser um guia de overclocking e não nos responsabilizamos por problemas que tenham se tentarem fazer overclocking. Devemos referir ainda que não tentamos ser o mais agressivos possível com o overclocking porque no final não nos podemos dar ao luxo de ter um problema com o equipamento.

De seguida apresentamos os resultados do benchmark 3DMark Fire Strike com diferentes settings.

1320 MHz de Core e memórias em stock

1320CORE_MEMS_STOCK

1350 MHz de Core e memórias em stock

1350core_mems_stock

1360 MHz de Core e memórias em stock

1360CORE_MEMS_STOCK

1360 MHz de Core e memórias a 7292 MHz

OC_1360CORE_1500boost_MEMS_7292mhz

 

Algumas conclusões a estes resultados limitados:

  • Um bom overclock no core e nas memórias sem mexer nas voltagens.
  • Uma excelente capacidade de dissipação de calor, com as temperaturas a chegarem apenas aos 63ºC durante os benchmarks.
  • Baixo ruído das ventoinhas, mesmo com overclock.

Software

MSI Live Update 6

Esta é uma aplicação para os sistemas MSI que faz uma procura e download dos últimos drivers, BIOS e utilitários de forma automática. Já falamos extensamente na análise da Motherboard MSI X99s Gaming 9 AC.

Gaming App

Aplicação da MSI que permite “brincar” com a placa gráfica.

01

A informação das imagens é muito explícita e diz os diferentes modos, sendo que por predefinição já tem overclocking. Se pretenderem mais overclocking basta selecionar “OC Mode”, ou se pretendem silêncio “Silent Mode”. Tudo isto não invalida que, como mostramos atrás, possam usar o MSI Afterburner para fazer overclocking.

02

Em vez da velocidade de relógio podem ter uma representação diferente com informação sobre o desempenho e ruído.

03

Ao clicar no botão que parece um olho, no canto superior direito, podem alterar entre vários modos pré-definidos ou personalizar um modo específico.

04

Na parte superior da imagem podem ver a diferença quando ativado o modo de filme.

05

Como tinha referido o dragão na placa gráfica fica iluminado por predefinição mas este software permite alterar completamente a iluminação. Confesso que foi uma surpresa o trabalho da MSI neste capítulo. Imagino que seja apelativo para alguns entusiastas. Podem desligar o LED, colocar a pulsar como se fosse o batimento cardíaco, a piscar duas vezes consecutivas.

06_2

 

No desktop a aplicação tem este aspecto. As imagens anteriores são a explicação quando se abre a aplicação.

Página anterior 1 2 3 4 5Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo