Notícias

Super Computador mais rápido do mundo está na China

A hegemonia dos Estados Unidos da América foi quebrada pela China. O super computador conhecido como Tianhe-1A possui uma performance de 2507 petaflops medidos pelo benchmark LINPACK.

O super computador usa 14336 processadores Intel XEON e 7168 NVIDIA Tesla M2050 GPUs. Para se perceber melhor a vantagem de utilizar processadores e gráficas para processamento paralelo, se fossem apenas utilizados processadores seriam necessários mais de 50 mil processadores e o dobro do espaço físico para acomodar o super computador. O consumo energético subiria até aos 12 megawatts dos actuais 4,04 megawatts.

O Tianhe-1A já se encontra a funcionar em pleno. Pertence à Universidade Nacional de Tecnologia da Defesa na China e encontra-se no Centro Nacional de Super computadores em Tianjin.

A importância dos super computadores vai muito além da sua capacidade de processamento. Eles frequentemente atraem cientistas para investigação. Os EUA encontram-se desde 2004 ininterruptamente no topo da lista do Top 500.

Fonte: NVIDIA, NY Times.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo