AnálisesDestaque

Análise ao SilverStone TD02-Lite

Performance

Para avaliar a performance deste kit, foi-lhe confiada a tarefa de manter fresco o novíssimo i7 6700k, cuja analise será também publicada em breve.
De momento não nos é possível fazer um verdadeiro teste comparativo, mas estamos a trabalhar numa metodologia de ensaio que permitirá uniformizar as condições de teste para todos os coolers. Quando tivermos condições, ente TD02-Lite será, certamente, revisitado.

IMG_8329

O bloco no seu lugar. Como é normal nestas soluções, o espaço ocupado é bastante diminuto quando comparado com coolers a ar.

IMG_8340

Pormenor da backplate instalada. Graças a um design inteligente, a mesma backplate é usada na multitude de plataformas suportadas.

IMG_8354

Pormenor do radiador já montado na caixa.

IMG_8490

O sistema pronto a mostrar o que vale.

De forma a avaliar a capacidade de arrefecimento deste kit, fizemos uma medição com o sistema em idle, em que o processador fica apenas a 800 MHz e para colocar o mesmo a 100% foi usado o programa wPrime em overclock. As temperaturas máximas foram as seguintes:

temp

Em idle o CPU manteve-se à temperatura ambiente. Embora parte do mérito tenha de ser atribuído à eficiência e avançada gestão energética da arquitectura Skylake, não deixa de se um resultado impressionante.

Em load as temperaturas subiram, naturalmente, bastante. Ainda assim, com um respeitável overclock a 4.6GHz, com 1.344V de vCore, a temperatura não foi além de uns saudáveis 77ºC.

Esta performance tem, no entanto, um preço: os níveis de ruído são acima do desejável.  A SilverStone define  um intervalo  de velocidade de rotação de 1500 a 2500 RPMs para as ventoinhas, contudo no nosso sistema elas nunca baixaram das 2200RPM em idle, chegando às 2500 em load. É possível que este comportamento se deva a um controlo demasiado conservador desta motherboard em particular, mas quando lemos “PWM” esperamos o melhor de dois mundos, silêncio e performance, sem intervenção humana extra. Não foi o caso, o que levou a algum desapontamento.

Posto isto, após a definição manual de uma curva de velocidade-temperatura, conseguimos trazer as ventoinhas para as 1500RPM, com substancial diminuição de ruído. Neste modo, numa utilização casual, o CPU nunca ultrapassou os 50ºC, mantendo as ventoinhas a baixa rotação.
Importa, no entanto, referir que a baixa velocidade, e sem o forte ruído aerodinâmico a camuflar, sobressai um “silvo” agudo das ventoinhas que pode ser muito irritante para algumas pessoas.

As ventoinhas são, definitivamente, o elo mais fraco deste kit.

Notas finais e conclusão

O SilverStone TD02-Lite revelou-se um cooler bastante capaz, com boa qualidade de construção e materiais, para um produto “barato”. Ironicamente, os componentes que partilha com seu irmão mais dispendioso, as ventoinhas, acabaram por se revelar o seu calcanhar de Aquiles.

Este kit chega ao mercado com preços que oscilam entre os 90 e os 100€, valores ligeiramente abaixo da concorrência mais directa, que o tornam numa opção a ter em conta. E sendo um produto bastante recente, é possível que o seu preço caia mais um pouco nos próximos tempos.

Pela sua boa performance e preço competitivo leva a nossa recomendação, mas quem preza e procura silêncio deverá considerar substituir as ventoinhas de origem, ou procurar outras soluções.

recomendado_zwame

A ZWAME agradece à SilverStone a disponibilidade do equipamento para análise.

Página anterior 1 2 3

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo