AnálisesDestaque

Fonte de alimentação Corsair RM850x

IMG_8539

A fonte de alimentação tem um autocolante a alertar para o facto da ventoinha ficar parada em load reduzido. Quando o load é inferior ou igual a 40%, a uma temperatura ambiente de 25ºC a ventoinha da fonte de alimentação fica completamente estática. Assim, em situações de pouco load não irá haver qualquer ruído da fonte de alimentação. À medida que o load aumenta a ventoinha começa a rodar aumentando a rotação à medida que a temperatura aumenta, já que as ventoinhas são controladas pela temperatura.

A ventoinha foi desenhada especificamente para estas fontes, por um lado, para mover o ar entre os componentes da fonte e por outro, reduzir o ruído de funcionamento ao prevenir a ressonância na caixa.

IMG_8544

IMG_8546

IMG_8547

IMG_8552

A fonte de alimentação usa apenas cabos modulares. A vantagem é que permite ter em cada momento apenas os cabos necessários ligados, uma instalação mais cuidada e menos componentes a impedir a circulação do ar na caixa.

Interior

A tradução dos termos técnicos não ia correr bem pelo que deixamos a imagem do interior da fonte com a respetiva descrição. Este interior é comum aos modelos de 750W, 850W e 1000W. Os modelos de 550W e 650W têm apenas um transformador (representado pelo número 9 na imagem).

Segurança e Proteção

Todas as fontes de alimentação da serie RMx Série têm as proteções necessárias para garantir um funcionamento sem problemas, mesmo em condições extremas. Lista das proteções incluídas:

Proteção contra sobretensão (OVP)

A proteção contra sobretensão para as saídas CC de 12V, 5V e 3,3V é necessária para a conformidade com a especificação ATX. A OVP desliga a PSU caso as saídas CC excedam um nível definido. Os níveis mínimos de tensão requeridos para conformidade são 13,4V para linhas de +12V, 5,74V para linhas de +5V e 3,76V para linhas de 3,3V.

Proteção contra sobrecorrente (OCP)

A OCP garante que a saída das linhas de tensão CC permaneçam dentro dos limites seguros de operação. A série RMx apresenta OCP nas linhas de 3,3V, 5V e 12V.

Proteção contra temperatura excessiva (OTP)

A OTP garante que a fonte de alimentação será desligada quando a temperatura interna alcançar um determinado ponto. Isso ocorre como resultado de sobrecarga de corrente interna  ou de uma falha de ventoinha.

Proteção contra curto-circuito (SCP)

Um curto-circuito é definido como qualquer impedância de saída menor que 0,1 ohm. Entre outras coisas, a SCP garante que a fonte de alimentação desligará se houver um curto-circuito entre as linhas de 3,3V, 5V e 12V, e qualquer outra linha ou com a ligação terra. Isso também garante que não ocorrem danos à unidade ou aos componentes do computador no caso de curto-circuito.

Ruído da Ventoinha

Ruido

Como podem ver a ventoinha apenas entra em ação quando o sistema está a consumir 340W ficando a 500 RPM até um máximo de 950RPM a 100%.

Eficiência

eficiencia

Como podem ver no gráfico a eficiência é muito elevada, estando sempre acima dos 87% em 230V (a voltagem normal em AC na Europa), e tendo um máximo de cerca de 92% de eficiência quando o sistema tem um load de 50%.

Página anterior 1 2 3 4Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo