AnálisesDestaque

Smartwatch NO.1 S3

Utilização

A utilização do S3 é agradável graças ao bom interface e à boa sensibilidade do ecrã de toque.

Uma das vantagens de um smartwatch é podermos ter acesso fácil às notificações que recebemos, e aqui surge um dos problemas do S3 que é a de que quando acumulamos várias notificações, sempre que recebemos uma nova notificação se já tivermos mais que uma, ao invés de aparecer a última no ecrã, aparece um indicador de que temos x notificações obrigando a um passo adicional para as vermos numa lista.
Ao clicar na notificação vemos mais pormenor e podemos eliminá-la. No entanto se não limparmos as notificações no telemóvel, se perdermos a ligação BT (o que acontece por vezes quando por alguma razão nos afastamos do telemóvel) ao recuperar a ligação voltamos a receber o aviso de que temos x notificações. Neste caso seria melhor se o relógio memorizasse as que já vimos e dispensámos e não as considerasse novamente.

Para acedermos a todas as funcionalidades temos que instalar uma app da Mediatek (Mediatek SmartDevice), sem a instalação do software da Mediatek, o S3 comporta-se como se de um headset bluetooth se tratasse, com a app ganhamos um grau acrescido de acesso às notificações e nos Android a possibilidade de responder a mensagens e mais algumas vantagens descritas mais em pormenor no capítulo dedicado ao Android.

Como “headset” é bastante competente, e as pessoas com quem falámos e que estavam do outro lado da linha referiram que o som era bastante bom.
we_9

É possível definir a ativação do ecrã com um movimento, mas acabámos por desligá-lo pois era impreciso e ligava o ecrã quando não o pretendiamos.

A bateria dura à vontade um dia, a não ser que abusemos das chamadas via relógio pois não existem milagres, mas em uso normal chegou a durar dois dias.
we_7

Para carregar basta encaixarmos o adaptador de carregamento (não é necessário tirar a tampa traseira) e ligar o cabo micro USB, o relógio não trás carregador próprio pelo que terá que ser ligado a um carregador existente ou a um computador. A carga é bastante rápida (menos de 1 hora).
we_6

A qualidade dos materiais é boa e durante cerca de 1 mês que o usámos diariamente não houve nenhum desgaste, nem na bracelete nem no corpo do relógio.

A NO.1 vai lançando updates de firmware, o que é bom sinal e revela cuidado com o produto (revelado também no bom Português do interface), pecando apenas por não indicar quais as alterações feitas em cada um deles.

Utilização com iPhone

A ligação a um iPhone é extremamente fácil, basta sincronizar o dispositivo Bluetooth e instalar a aplicação Mediatek SmartDevice. Com a aplicação instalada podemos receber notificações, enquanto que sem a aplicação o relógio funciona apenas como headset.
iphone2

Aqui tivemos alguma desilusão pois surgiram opções para ligação à aplicação de Saúde da Apple o que nos fez pensar que poderíamos recolher métricas para esta aplicação, mas no entanto na prática nenhuma das aplicações do relógio consegue interagir com a aplicação de Saúde o que é uma pena.

No entanto, uma agradável surpresa foi o facto do relógio ser um dispositivo compatível AirPlay permitindo ouvir música pelo relógio com uma qualidade de som semelhante ao do próprio iPhone.
iphone3
Como em todos os dispositivos que conetam com um iPhone não existe muita interatividade com as notificações, sendo que estamos limitados a ver no ecrã a mesma informação que está visível no ecrã de notificações do telemóvel.

No ecrã do iPhone conseguimos ver a carga de bateria do relógio.
iphone1

Apesar de tudo a utilização com iPhone é bastante agradável e sabendo das limitações impostas pelo iOS acaba por satisfazer quase por completo, sendo apenas pena não podermos entrar nas notificações e obtermos mais informação, mas isso acontece com todos os smartwatches não Apple.

Utilização com Android

A utilização com Android permite mais algumas funcionalidades como responder a mensagens recebidas nas notificações, e instalar aplicações pela app da Mediatek.
android3
Quando instalamos a app da Mediatek podemos instalar uma face de relógio adicional, a app Yahoo Weather e Codoon (uma app de exercício físico). No entanto apenas a face de relógio se revelou útil, pois a app da Yahoo necessita de se ligar ao telemóvel para obter informação e raras vezes funcionava corretamente. A app Codoon pede que instalemos um apk no telemóvel mas nunca a conseguimos colocar a funcionar.
android2
A face de relógio instalada acabou por ser uma das que mais nos agradou, e depois de instalada mesmo que usemos o relógio ligado a um iPhone continuamos a poder usar esta face.

watchface1

Podemos ainda definir quais as notificações que queremos receber no relógio.
android1

Uso independente com cartão SIM

Utilizámos pouco o relógio como telemóvel independente pois acaba por ser pouco prático, no entanto quem o quiser fazer não ficará desiludido desde que não faça chamadas de grande duração pois a pequena bateria não faz milagres e tal como quando usado como headset a duração da mesmo pode não chegar a um dia.

É fácil colocar o cartão MicroSIM, ao tirarmos a tampa traseira e a bateria temos acesso aos slots do Micro SIM e do cartão Micro SD. A colocação/retirada dos cartões é a única situação em que é necessário retirar a tampa traseira, no entanto é uma operação fácil.
we_8

A escrita de mensagens num ecrã tão pequeno também é muito pouco prática, pelo que a quantidade de utilizadores que terá interesse na função de telemóvel será muito reduzida na nossa opinião.

O facto de não ter apps que usem ligação de rede e o relógio ser apenas 2G limitam ainda mais a sua utilidade como telemóvel.

Conclusão

O S3 é um dispositivo muito interessante, tem bom aspeto e uma boa qualidade nos materiais usados a um preço muito acessível, preço esse que nos faz esquecer algumas lacunas na utilização e o transforma numa compra ideal para quem quer experimentar um smartwatch, ou simplesmente quer acrescentar um novo relógio à sua colecção.

Na verdade mesmo que apenas tivesse a funcionalidade de relógio e alarme não seria um mau negócio, por isso se o olharmos nessa perspetiva este S3 tem tudo para merecer um olhar mais atento.

Sendo assim a resposta à questão inicial será: Sim vale a pena dar o valor pedido pelo S3.

recomendado_zwame

A ZWAME agradece à NO.1 a disponibilização do equipamento para teste.

Página anterior 1 2 3 4

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo