Análises

Análise ao tapete Steelseries QcK XXL

Introdução

A SteelSeries é uma das marcas de periféricos gaming com maior quota de mercado e, como tal, a mesma não é de todo estranha ao público português. Desde os seus primeiros dias, que é conhecida sobretudo pelos seus headsets (Siberia) e ratos, no entanto, a mesma apresenta também soluções de qualidade no nicho de teclados mecânicos, incluindo dois modelos com layout PT-PT e um avanço considerável no que toca a mousepads.

Hoje estaremos aqui para analisar o Steelseries QcK XXL, a versão que visa ocupa a maior parte da superfície da mesa/secretária.

Especificações

  • Dimensões – 900x400x4mm
  • Superfície – Pano
  • Base – Borracha

Em Detalhe

Os modelos do tapete Steelseries QcK têm-se vindo a assumir, ao longo dos anos, como uma das apostas mais seguras na escolha deste acessório. De momento, tanto em Portugal como no estrangeiro, as variantes deste modelo têm vindo a recolher para si mesmas uma grande quota de mercado, tanto que a situação é refletida também no circuito profissional.

No que toca ao tapete propriamente dito, a qualidade e durabilidade não foge em muito ao que é oferecido por outras marcas de mesma relevância no mercado, mostrando problemas de atrito ao fim de cerca de um ano de uso intermédio (20 horas de jogo FPS semanal e restante tempo de uso moderado em navegação e trabalho de escritório) e descolamento do tecido da borracha um par de meses depois. Ao fim desse mesmo período de tempo, é também usual começarem a surgir marcas de desgaste especialmente na zona onde ocorre a maior parte da movimentação do rato.

316725_5_9ea9c468225616e2109ae9e11fef10a664bd530e

A título pessoal, posso afirmar que ao final de um ano, o movimento se torna bastante mais pesado e que por volta de ano e meio, o atrito passa a ser demasiado e deixa de permitir o fluído movimento do rato, resultando numa grande quantidade de frustração para o utilizador. Como solução parcial, especialmente para aqueles que não concedem tanta importância aos traços estéticos do tapete, podem deixar o mesmo repousar durante algumas horas num recipiente com água e uma quantidade ligeira de detergente, a fim de voltar a apresentar um grau de fricção muito semelhante aquele apresentado no dia da sua compra.

 

Relativamente ao SteelSeries QcK enquanto variante XXL, temos aqui um tapete capaz de ocupar todo o tampo de uma secretária, no qual podemos assentar o teclado ainda com imenso espaço de sobra para a utilização do rato por parte de um utilizador com preferência pela menor das sensibilidades. Realizando as contas por alto, tendo em conta que este tapete mede 90 cm de comprimento, um full-size keyboard, 50 cm, ficamos ainda com 40cm de sobra, apenas menos 5 cm de comprimento face a um QcK+, o tapete com o tamanho imediatamente inferior a este na line-up da SteelSeries.

 

QcK_XXL

No que toca a deslize, é sabido que este é um bom tapete all-around, apresentando o tradicional controlo de um tapete de pano. O mesmo funciona lindamente com todo e qualquer skate de teflon, pelo que nessa área não há nada a reportar. Para já, a SteelSeries ainda apenas disponibilizou esta variante no tradicional tom monocromático da marca, o que beneficia utilizadores menos informados que têm em sua mão ratos com sensores que apresentam problemas de tracking em tapetes multicolores.

316727_5_6693604acd96837765ee601e72ae06d01f5f451c

Por último, resta mencionar alguns pormenores que ficam em falta, como é o caso do rebordo usado nos tapetes da Asus (incremento substancial da durabilidade do tapete) ou variantes de menor e/ou maior atrito, como vemos com a Razer.

Considerações Finais

O SteelSeries QcK XXL chega a um segmento do mercado onde já várias marcas apresentam soluções semelhantes, nomeadamente Razer, Roccat e outras, posicionando-se na zona média do espetro de preços (40€).

No entanto, este tapete continua a ser uma solução sóbria de qualidade acima da média, com uma dimensão que permite ao utilizador pousar todo o combo de periféricos em cima de si e uma coloração monocromática que torna este um tapete compatível com os sensores de todos os ratos atualmente presentes no mercado.

Não obstante, relembramos os mais desatentos que este tapete continua a apresentar a mesma durabilidade de um qualquer outro tapete de tecido de pano da SteelSeries.

recomendado_zwame

A ZWAME agradece à SteelSeries a disponibilidade do equipamento para análise.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo