AnálisesDestaque

Corsair Vengeance LPX 16GB DDR4 2666MHz

Overclock

Colocar estas memórias à velocidade e restantes configurações anunciadas foi tão simples como activar o seu perfil XMP na UEFI. Mas sendo este um kit que trabalha a 1.2V por defeito, tínhamos alguma esperança de lhe conseguir tirar uns bons MHz extra, fazendo uso da margem de voltagem até aos 1.35V considerados pela Intel como o tecto seguro, nesta plataforma. As expectativas não saíram furadas. Com apenas 1.25V, os 2800MHz foram fáceis e perfeitamente estáveis, sem alterar as latências:

lpx_2800

Com 1.35V, o kit chegou aos 3000MHz sem dificuldade, e, de novo, sem necessidade de relaxar as latências:

lpx_3000
Ainda tentámos os 3100MHz, mas não conseguimos que o sistema arrancasse.
Ainda assim, 333MHz extra, sem alterar as latências, parece-nos um resultado muito razoável.

Benchmarks

Para corrermos a habitual bateria de benchmarks neste kit, usámos o nosso já conhecido sistema LGA1151:

Processador i7 6700K 4GHz
Cooling SilveStone TD02 Lite
Motherboard ASRock Z170 Extreme4
Gráfica MSI GTX960 Gaming 2G
RAM Corsair Vengeance LPX 2x8GB 2666MHz
Armazenamento OCZ ARC 100 240GB
Fonte de alimentação Corsair RM850x
Caixa SilverStone Kublai KW05B-W
Sistema Operativo Windows 10 Pro

AIDA64

Corsair_Vengeance_LPX-AIDA64-CPU-Memory
O AIDA produziu resultados que encaixam como uma luva nos já existentes, de acordo com a velocidade deste kit. No que toca à latência, o overclock de 2666 para 3000MHz, mantendo o mesmo número de ciclos, reduziu o tempo de resposta de 59.6 para 55.7ns.

CrystalMark

Corsair_Vengeance_LPX-CrystalMark-Memory
Também aqui os resultados da memória estão perfeitamente em linha com a frequência do kit e os resultados anteriores. Já os resultados da cache do CPU sofreram um decréscimo assinalável. Não temos a certeza da razão, mas é possível que o desempenho da cache seja particularmente afectado pela latência da memória, neste teste. Este é o kit com as maiores latências já testadas por nós, o que explicaria os resultados, se for esta a razão. Assim, também se explicava a ligeira subida de desempenho com a frequência, observada na generalidade dos kits, pois para a mesma latência em ciclos, a latência real diminui com o aumento da frequência.

MaxxMEM²

Corsair_Vengeance_LPX-MaxxMEM2-Speed
Mais uma vez, temos resultados perfeitamente compatíveis e esperados, para a velocidade destas memórias.

PCMark 8

Corsair_Vengeance_LPX-PCMark8-Work

Corsair_Vengeance_LPX-PCMark8-Home

Corsair_Vengeance_LPX-PCMark8-Creative
Neste conjunto de testes, que tentam simular cenários de utilização realistas, este kit teve resultado bastante bons em relação à sua frequência de origem, com o overclock a produzir ganhos moderados nos testes Home e Creative. Este último é o cenário que, em geral, mais ganha com frequências elevadas de memória.

WinRAR

Corsair_Vengeance_LPX-WinRAR

Este é um teste que é sensível tanto à largura de banda como à latência do sistema de memória. Este kit, fruto da sua frequência, consegue uma vantagem significativa em relação aos 2133MHz base, mas, na comparação directa a 3000MHz fica um pouco aquém das Ripjaws V, sendo penalizado pela sua latência mais elevada. Ainda assim, são resultados bastante bons, pois é preciso ter em conta que estamos a comparar um overclock com um kit certificado a 3000MHz.

Página anterior 1 2 3 4Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo