AnálisesDestaque

Análise ao smartphone UMI Fair

Bateria

umi-fair-PCMark-BatteryLife

De modo a normalizar os resultados usamos o PCMark. O valor do teste é o tempo (neste caso em minutos) que demora a descarregar de 80% da bateria, enquanto o PCMark corre uma série de testes em loop. Não alteramos o brilho do ecrã pré-definido, o que pode alterar bastante os resultados. De qualquer forma sem dúvida que o Moto G tem um excelente desempenho e o UMI Fair acaba por ter o pior resultado.

Fotografia

Os smartphones passaram a ser a máquina fotográfica que está sempre connosco e que em conjunto com um leque enorme de aplicações é uma boa parte do sucesso (ou não) dos equipamentos.

Tirámos uma foto nas mesmas condições sem alterar nem processar nada com o UMI Fair, iPhone 6 Plus e Moto G. Neste caso não utilizamos o Nexus 5 por não o termos fisicamente disponível, mas tínhamos um iPhone 6 Plus. A cena escolhida foi no interior de casa ainda durante o dia mas sem sol. Um cenário mais difícil do que no exterior em boas condições de luz.

UMIFair600px

A foto acima está apenas a 600 pixels de largura apenas para ser possível ver a imagem.

As imagens originais estão disponíveis para download: UMI Fair (1) (2,8MB), UMI Fair (2) (2,3MB), Moto G (1MB), iPhone 6 Plus (1,6MB). Editando as imagens conseguiríamos melhorar seguramente o aspeto final, mas sem qualquer edição o iPhone 6 Plus tem mais detalhe e melhor balanço de brancos. Com o UMI tiramos duas fotos seguidas e variou bastante o resultado. Temos menos detalhe nos objetos mas resultados bastante diferentes. O Moto G neste comparativo fica próxima do UMI.

Notas finais e conclusão

É muito difícil terminar esta análise sem focar alguns pontos que sentimos ao longo da mesma. Desde logo no primeiro contacto com a embalagem percebemos que os custos foram reduzidos até em termos de documentação ao ter impresso no próprio cartão a informação dos vários botões e as especificações, reduzindo ao mínimo o equipamento extra, ou seja apenas o cabo USB e o carregador.
O equipamento apresenta uma qualidade considerável nos acabamentos, nomeadamente a lateral em metal e a frontal dominada inteiramente pelo vidro.
Em termos de especificações este equipamento é limitado mas ajustado ao preço pedido. O que nos deixa desconfortável além de algumas notificações não traduzidas, o equipamento ter o idioma selecionado em chinês, e termos demorado algum tempo até o colocar em português, é a sensação de insegurança da plataforma Android mas isso é um preconceito muito pessoal e as análises não são isso. Este equipamento vem completamente desbloqueado e ainda por cima permite inclusive o desbloqueio com impressão digital. É, no nosso entender, uma benção e uma maldição já que a conveniência tem também sempre associado algum facilitismo e aqui potenciais problemas de segurança.
Mas feito o aviso, a quem se destina este equipamento? Desde logo a alguém que tem um orçamento reduzido e gosta de fazer experiências com Android. A própria marca tem uma aplicação e permite instalar diferentes ROMs. É um caminho interessante para quem gosta de explorar mas pessoalmente gostamos mais da linha seguida pelos Nexus. Mas é indesmentível que um Nexus custa 3 a 4 vezes mais e como tal há aqui um compromisso que é feito. A vantagem do UMI é não trazer bloatware, e nem a aplicação do Gmail tem instalada por exemplo. Podemos instalar sem problemas a partir da Play Store, mas não vem originalmente instalada.

No final pudemos perceber porque é que a plataforma Android domina o mercado, tendo equipamentos para todos os gostos com qualidade e preços muito agressivos. Este UMI Fair encarna isso na perfeição com os compromissos que referimos.

A ZWAME agradece à Geekvida a disponibilidade do equipamento para análise.

Página anterior 1 2 3 4 5 6

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo