AnálisesDestaque

SilverStone Sugo SG13B-Q

Fotos

IMG_8954IMG_8950
A embalagem desta caixa segue a actual linha “eco-friendly” da SilverStone, sendo de cartão simples, com o mínimo de tinta. Além disso, a mesma embalagem serve para duas variantes, a normal, e a “Q” em análise.

IMG_8951IMG_8955

Nas restantes faces encontramos as especificações e uma breve descrição dos pontos fortes da caixa em várias línguas. Os códigos QR remetem para a página do produto nos respectivos sites regionais.

IMG_8956
Ao abrir a caixa, uma veemente recomendação de leitura do manual, antes de se proceder à instalação.

IMG_8959

O manual, todos os parafusos e um gancho/braçadeira rígida plástica para fixar a cablagem. A fita da 3M tem 4 anilhas de borracha para colocar entre o chassis e uma eventual ventoinha frontal.

IMG_8960
A caixa ainda dentro do seu saco protector.

IMG_8962
Vista de frente. O painel frontal é todo plástico, e nesta versão tem um acabamento a imitar metal escovado razoavelmente convincente. Simples e agradável, na nossa opinião.

IMG_8963

IMG_8964
As laterais, com o lado direito a proporcionar ampla ventilação a uma eventual placa gráfica dedicada.

IMG_8965
A traseira, desde já a deixar antever a distribuição interna dos componentes.

IMG_8966IMG_8967
O topo e a base da caixa. Na base, além dos robustos pés de borracha anti-vibração, é possível ver a furação para a fixação de uma drive de 2.5”.

Montagem

IMG_8968
O primeiro passo consiste em remover a cobertura da caixa, um painel em U que envolve o topo e ambas as laterais, fixado por 4 parafusos normais. Nada nesta caixa é “toolless”, mas não consideramos isso uma grande falha porque, como se verá, esta caixa não é adequada a alterações frequentes de hardware, pelo que a robustez dos tradicionais parafusos até acaba por ser preferível.

IMG_8982
De seguida, retira-se o painel metálico de reforço do topo. Este painel permite a instalação de uma drive de 3.5” ou duas drives de 2.5”.

IMG_8983

Pormenor da frontal com duas portas USB 3.0 e entrada para auscultadores e microfone.

IMG_8984

Traseira do painel frontal, com toda a cablagem associada.

IMG_8972

Antes da instalação da motherboard na caixa é absolutamente essencial a montagem do backplate do cooler, (e, no caso desta motherboard, de uma eventual drive M.2) já que a traseira fica completamente inacessível, após a montagem.

IMG_8974
Aspecto do sistema ainda sem qualquer cabo. A montagem do cooler, um SilverStone Tundra TD03-E a analisar em breve, não levantou problemas de maior, mas quem planear usar um AIO e quiser montar uma drive de 2.5” no ponto de fixação do fundo da caixa, terá de o fazer antes de montar o radiador, pois com o radiador e a motherboard nos respectivos locais, essa tarefa fica praticamente impossível. Com apenas a ventoinha instalada, o problema não se coloca.

IMG_8977
IMG_8978
Vista frontal e a outra lateral. O arranjo dos tubos do AIO requer alguma atenção na orientação do bloco, mas não levanta problemas de maior.

IMG_8979
IMG_8980

Vista de topo, sem e com o painel de reforço. De salientar que, apesar da fonte utilizada, uma SilverStone ST55F-G, não ir além dos 140mm de profundidade recomendados, a ligação da drive de 2.5” foi algo problemática. Os cabos SATA incluídos com a motherboard revelaram-se impossíveis de serem utilizados, pois as fichas direitas embatiam na fonte e as fichas em cotovelo ficavam orientadas para cima, devido à montagem invertida da drive. Foi necessário recorrer à nossa caixa de sobresselentes para encontrar um cabo SATA com uma ficha suficientemente curta para ser utilizada nesta configuração. Fica o aviso da possibilidade de uma fonte ligeiramente mais comprida impossibilitar por completo a montagem de drives de 2.5” neste local.

IMG_8985

IMG_8986
Na hora de efectuar todas as ligações, demo-nos conta que a instalação prematura da fonte foi um passo maior do que as pernas, com a localização da fichas de alimentação de 8 pinos do CPU a obrigar à sua remoção.

IMG_8988Assim, recomendamos que todas as ligações à motherboard sejam feitas antes da instalação da fonte.

IMG_8990
O resultado final. “Cable Management” é algo que não combina com este tipo de caixas.

Página anterior 1 2 3Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo