AnálisesDestaque

ASRock Fatal1ty Z170 Gaming-ITX/ac

Fotos e descrição de características

IMG_8903

IMG_8908

IMG_8907

A caixa é um pouco maior do que seria de esperar para uma board tão pequena.
Na lombada encontramos, muito resumidas e em letra muito pequena, as principais características da board em vários idiomas, entre as quais, o português. O código QR remete para a versão internacional da página web do produto.
Na traseira temos o habitual marketing com pontos fortes em evidência e uma descrição mais completa das características da board.

IMG_8911

Ao abrirmos a caixa somos imediatamente avisados que o conteúdo é sensível a descargas de electricidade estática.

IMG_8912

Além da board, a caixa contêm: um guia de configuração da UEFI e software, em inglês apenas; um guia de instalação rápida multilingue, que inclui um português algo estranho, mas compreensível; o painel traseiro; dois cabos SATA; um CD com drivers e software; uma antena WiFi Dual-band.

IMG_8913A board, embrulhada no seu saco anti-estático.

IMG_8918E fora do saco. Estas boards nunca deixam de impressionar pelo seu reduzido tamanho, algo de que só se tem verdadeira noção ao vivo.
No topo da board, além do socket LGA 1151, encontramos apenas os conectores para ventoinhas, todos de 4 pinos, e a ficha de alimentação de 12V para o CPU. Adjacentes a esta ficha passam dois fios das antenas wireless, pelo que é recomendado algum cuidado extra na ligação da alimentação, de modo a evitar danos.
A metade inferior é consideravelmente mais povoada.

IMG_8921
Concentrados no fundo encontramos, da esquerda para a direita: escondido atrás dos condensadores dourados, o conector para o Audio do painel frontal;  o chipset Z170, debaixo de um dissipador ligado por um heatpipe ao dissipador do circuito de alimentação do CPU, a placa Broadcom WiFi+Bluetooth pré-instalada na sua slot Mini-PCIe; 4 portas SATA3; as duas slots para memória RAM DDR4; mais duas portas SATA3, que se revezam como uma porta SATA Express; o conector interno USB 3.0 e os conectores para os botões e LEDs do chassis.

IMG_8920

Pormenor do socket e respectivo circuito de alimentação de 8 fases, ao nível do que se encontra em muitas boards de tamanho mais convencional. Algo anormalmente complexo tendo em conta o tamanho da board, todos os extras que esta incluí e a ausência de PCBs secundários. Esta board não é, obviamente, a mais indicada para overclocks extremos, mas não deverá ter qualquer problema em sustentar continuamente overclocks mais razoáveis, com voltagens moderadas.

IMG_8923

Na traseira encontramos o slot M.2, uma solução cada vez mais comum nas boards deste formato. Apenas são suportados SSDs de 60 e 80mm de comprimento.

IMG_8924No painel traseiro temos, da esquerda para a direita: dois conectores SMA para antenas wireless; uma porta PS/2 para rato ou teclado; duas portas USB 3.0; uma porta HDMI; uma saída óptica S/PDIF, a segunda porta HDMI, uma porta DisplayPort; duas portas USB 3.0; botão de “Clear CMOS”; duas portas USB 3.1, uma das quais do tipo-C; porta Ethernet, duas portas USB 3.0; conectores audio 3.5mm.

A porta USB3.0 imediatamente abaixo da porta PS/2, denominada de “Fatal1ty mouse port” suporta multiplas taxas de polling, configurável até um máximo de 1000 Hz. Esta funcionalidade, ainda que de utilidade discutível, revelou-se impossível de utilizar, devido a uma falha de software que abordaremos mais à frente.

IMG_8928

A board pronta a receber o nosso Intel Core i7 6700K.

IMG_9068

Já instalada na recentemente analisada Corsair 380T  , e pronta a ser testada.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo