AnálisesDestaque

ASRock Fatal1ty Z170 Gaming-ITX/ac

UEFI

A UEFI desta board é muito semelhante à da Z170 Extreme4, mudando apenas o esquema de cores para vermelho, de acordo com o branding “Fatal1ty”.

151121233130

O modo simples, denominado “EZ”, mantém as funcionalidades de overclock com apenas um botão, activação rápida de perfis XMP, configuração de RAID e prioridade de arranque, bem como actualização facilitada da UEFI.

151121233151

O primeiro separador do modo “avançado” da UEFI, onde é possível ver o vermelho que substituiu o azul da restante actual gama da ASRock. De resto, a estrutura e funcionalidade mantém-se inalterada, com esta página a permitir criar atalhos para as secções favoritas. O código QR é o mesmo em todos os separadores, fornecendo um link directo para o manual da board em PDF.

151121233224

O separador porventura mais importante para os entusiastas, onde é possível ajustar finamente todas as voltagens e frequências do sistema.

151121233246

E aqui, as restantes configurações avançadas de todo o sistema.

151121233309

Algumas das ferramentas embutidas na motherboard. A função de desumidificação já tem sido causa de alguma perplexidade noutros sistemas, pois mesmo após desactivada, continua a activar momentaneamente sistemas desligados. Há, até, quem fale de assombração.
Esse problema ainda não se manifestou nesta board, no entanto.

151121233323

A monitorização do sistema, com acesso à, muito útil, função de controlo/programação das ventoinhas.

151121233334

151121233352

151121233404

As tradicionais opções de segurança, arranque e de guardar, ou não, as alterações feitas.

Numa demonstração de maturidade da plataforma, não nos deparamos com qualquer bug, desta vez.

Software

F-Stream:

Este programa não é mais do que o A-Tuning, o software de controlo e monitorização da ASRock, com uma skin vermelha.

f-stream 1

Aqui é possível escolher entre os modos Performace, que  bloqueia o CPU na máxima frequência, Standard e Power Saving, que atrasa a subida de frequência do CPU, de modo a evitar subidas de frequência em picos de carga transitórios.

f-stream 2

Neste separador é possível fazer overclock a CPU e memórias a partir do Windows.

f-stream 3

O System Info fornece monitorização em tempo real de uma série de parâmetros, como frequências e voltagens, do sistema.

f-stream system browser

Permite também aceder ao System Browser, nesta iteração com imagem de ambas as faces da motherboard. Não só porque o tamanho o permite, mas principalmente porque a localização da slot M.2 a isso obriga.

f-stream 4

Aqui é possível definir curvas personalizadas de velocidade-temperatura para as ventoinhas ligadas aos conectores da board.

f-stream 5

f-stream 6

Os restantes separadores consistem num formulário para contactar o Suporte Técnico e numa opção de executar a aplicação no arranque.

Na sua página oficial, a ASRock indica que a “Fatal1ty mouse port” pode ser configurada com o software F-Stream. Mas, como é possível verificar, essa opção está ausente do software.
Contudo, numa rápida pesquisa pela web encontramos um screenshot de uma versão anterior do F-Stream:
asrock-fstream-2a
Como se pode ver, versões anteriores incluíam um separador de ferramentas, entre as quais se encontrava o controlo desta porta. Algumas das restantes ferramentas ainda estão disponíveis, mas apenas acessíveis via UEFI. Um retrocesso incompreensível e sem sinais de vir a ser rectificado em breve.
É ainda possível ver que versões anteriores do F-Stream (e A-Tuning) incluíam a função de Live Update mas que foi retirada para integrar na próxima aplicação da lista.

ASRock APP Shop:

Aplicação que inclui a funcionalidade de Live Update.

appshop 1

appshop 2

appshop 3

Esta aplicação utiliza a função de Live Update, anteriormente integrada, e bem, no software F-Stream/A-Tuning, como isco numa aplicação que na tab Apps serve mais para impingir bloatware ao utilizador. Um passo na direcção errada, por parte da ASRock, na nossa opinião.

XSplit: software dedicado à gravação e transmissão em directo na web do gameplay de videojogos, uma prática cada vez mais difundida entre a comunidade de jogadores.

ASRock Restart to UEFI: pequeno aplicativo que permite reiniciar o sistema directamente para a UEFI.

ASRock 3TB+ Unlocker: utilitário que permite a sistemas operativos de 32bits acederem à totalidade do espaço de dispositivos de armazenamento com capacidade superior a 2TB.

ASRock APP Charger: aplicação que permite aumentar a corrente das portas USB, quando detecta um iDevice.

ASRock Windows 7 USB Patcher: permite criar uma ISO do Windows 7 com drivers xHCI, de forma a permitir a sua instalação em  sistemas baseado em chipsets da série 100.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo