AnálisesDestaque

Jide Remix Mini: Android em Desktop

RemixMini

Introdução

Android. Um sistema operativo que à poucos anos atrás não passava de um pequeno ponto no mapa, adquirido depois pela Google que o foi desenvolvendo e a sua popularidade no mercado móvel foi crescendo. Entretanto foi adquirindo posições em novos mercados, como tablets e smart TVs. A sua prevalência foi crescendo até ao ponto em que estamos hoje onde domina o mercado de telemóveis.
Na sua base está o Kernel de Linux, algo modificado e outros projetos open source. Mas o utilizador não vê essa parte mais “geek”. O que lhe é apresentado é um ambiente gráfico cada vez mais rico e acima de tudo uma “store”, a play store da Google onde estão as mais variadas aplicações, muitas delas da concorrência como a Microsoft.

Chegamos a um ponto que alguns começaram-se a questionar “Como seria Android no desktop?”. É uma questão pertinente. Será que este sistema operativo tão popular pode também ter sucesso no desktop?
Uma empresa quer responder que “sim” a esta pergunta, a Jide, e a 15 de Julho de 2015 lançou uma campanha no Kickstarter a prometer o lançamento de um mini PC com baixo consumo, ARM e com um Android modificado para ser usado em Desktop.
Esse PC é o Jide Remix Mini e este artigo debruça-se sobre o Hardware, Software e Performance deste produto.

Especificações

Processador Quad Core Arm A53 64-bit @ 1.2 GHz (Allwinner)
Armazenamento 16 GB eMMC (4GB para o sistema operativo)
Memória 2 GB memória Ram
Altura 2,6 cm
Comprimento 12,4 cm
Largura 8,8 cm
Suporte vídeo Resolução 1080p / Descodificação de h265 4K / HDMI
Audio HDMI audio output / headphone minijack
Portas Power in / Ethernet / 2 Usb 2.0 / Hdmi / Micro-SD / Headphone
Conectividade Wi-fi 802.11 b/g/n / Ethernet 10/100 Mbits / Bluetooth 4.0
Requerimentos de energia 15W
Temperaturas em operação 10 to 35 ℃
Preço 70$ Dolars

Apresentação

IMG_9395

Num dia chuvoso em finais de Dezembro de 2015 recebi a encomenda do Jide Remix Mini que tinha encomendado no Kickstarter.
A caixa é feita de cartão castanho claro e é muito pequena. Do tamanho de uma caixa de bombons. A caixa tem 7 centímetros de altura, 17 de comprimento e 13 de largura.
Na parte da frente vem a frase em inglês “The world’s first true Android PC” que em português significa “O verdadeiro primeiro PC Android do Mundo”.

IMG_9396

Só por baixo é que vem a identificação do conteúdo da caixa. “Remix Mini”. A caixa é muito simples no seu aspeto.

IMG_9397

Na parte de trás vem os códigos de barras que identificam cada produto e um diagrama com as conexões da parte de trás do Jide Remix Mini. Também diz que é fabricado na China, o que não é nada surpreendente.

IMG_9398

Abrindo a caixa, logo na parte de cima temos o próprio Jide Remix Mini. A primeira vez que abri a caixa tive um pequeno choque, por ele ser tão…..pequeno. Sim, é surpreendente que algo com as dimensões dele possa ser um PC, que inclui o básico para ser considerado um computador de secretária.
O produto identifica-se bem porque na parte de cima diz “Remix” que mais à frente vão ver que não serve apenas como identificação do produto e que tem como dupla função servir de botão.

IMG_9399

Retirado o Mini de dentro da caixa, na parte de baixo temos uma frase que pretende “animar” o comprador. “For the revolutionaries that will shape tomorrow” ou em português “Para os revolucionários que formam o amanhã”.
Mas o Mini não é a única coisa que vem na caixa. O cartão onde vem o Mini tira-se e revela o resto do conteúdo.

IMG_9401

Logo por baixo do cartão que envolve o Mini vem 3 papéis brancos, como podem ver na imagem.
O do canto inferior direito é um pequeno cartão com a data em que foi produzido o Remix Mini, o modelo e se passou nos testes de qualidade.
O papel da parte de cima é uma descrição do produto e a garantia. Neste papel temos um texto com a garantia dada ao produto e uma descrição detalhada do Remix Mini, com instruções ao pormenor de como se instala o PC.
O papel de baixo é mais pequeno porque é um quick start guide. Para os power users este é o mais indicado, porque em poucas ilustrações mostra como ligar o computador.

IMG_9402

Por baixo dos papéis temos outras duas pequenas caixas de cartão. Uma maior e outra um pouco mais pequena.
A maior é onde se encontra o carregador destinado para o mercado europeu enquanto que no mais pequeno é onde se encontra um cabo HDMI.

IMG_9403

Aqui está a foto dos dois. Do carregador e do cabo HDMI. Dizer que o carregador é o correto para o nosso mercado e que tem um comprimento muito aceitável. Já o cabo HDMI falha por ser muito pequeno. Por exemplo no meu caso tive que usar um cabo HDMI que já tinha e que é consideravelmente maior que o cabo que vem o Remix Mini. É uma pena este ponto. Acho que muitas pessoas vão ter o mesmo problema que eu tive. Simplesmente o cabo hdmi não chega para as necessidades.

IMG_9404

Em detalhe a foto do carregador, com as suas especificações e certificações. Neste ponto não há muito mais a dizer. O carregador serve perfeitamente.

1 2 3 4 5Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo