AnálisesDestaque

Jide Remix Mini: Android em Desktop

Aplicações

30

E agora as aplicações, escolhidas por mim com aplicações que um utilizador desktop pode querer usar. Esta é apenas uma pequenas amostra, porque o número de aplicações disponíveis na Play Store é infindável. Escolhi as que me faziam mais sentido.

E começo pelo Google Chrome, que não é uma aplicação que instalei mas sim o browser que já vem instalado por defeito com o RemixOS. O Google Chrome funciona em quase tudo como um Google Chrome noutros sistema operativo como Windows. É redimensionavel, pode-se usar tabs, etc.
A diferença é que ele por default pede a versão mobile dos sites, para ver a versão “normal” tem que se ir às opções e pedir a versão desktop. É um pequeno incómodo e como o Remix Mini é um desktop esta opções deveria vir escolhida por defeito.
A performance do Chrome comparado com um computador x86 deixa bastante a desejar, mas aí a culpa é do processador do Remix Mini. É pena, porque provavelmente será a aplicação mais usada por um utilizador “normal”.

31

Em seguida mostro o cliente Android do Gmail. A aplicação também funciona perfeitamente no RemixOS. Tenho duas contas de Gmail e ele viu-as sem qualquer problema e funcionou perfeitamente.
Apesar desta aplicação ser pensada para o mercado móvel, não vejo qualquer problema em usá-la num desktop e é melhor que usar o Gmail pelo browser, especialmente quando se tem mais que uma conta e também porque é mais rápido que usar o browser.

 

32

Agora mostro o Dropbox. A sua aplicação para Android. A aplicação em si funciona como em qualquer Android e pode-se redimensionar numa janela sem qualquer problema.
O problema aqui é que esta aplicação está muito pensada para o mercado móvel e não para desktops. Por exemplo, por defeito ele não faz o download local das nossas pastas que se encontram no Dropbox como nos clientes para Windows ou Linux. Outro ponto é o upload de ficheiro. Ele por defeito mostra primeiro o upload de fotos e vídeos, quando muitas vezes o que se pretende é efetuar o upload de ficheiros.
É bom ter a aplicação disponível. É pena é que pelo menos por defeito ela não funcione doutra maneira quando estamos num desktop.

33

Depois temos aqui o Skype. Mais uma aplicação instalada a partir da Play Store. Esta é mais uma aplicação que funciona perfeitamente e também é possível redimensionar a janela.
O problema aqui é que também está pensado para o mercado móvel. Por exemplo, na aplicação é usado scroll horizontal o que não é simples de usar num desktop.
Além disso, não gosto do cliente skype para Android, pelo simples facto de que é uma aplicação pouco polida e com pequenos bugs. No entanto este problema afeta todos os dispositivos Android e não só o Remix Mini.

34

Aqui temos o Teamviewer Quicksupport. Uma aplicação que permite que outra pessoa com o Teamviewer aceda remotamente a um Android.
A aplicação instala sem problema e à primeira vista funciona como o desejado, mas tem um grave problema. Quando fui ao meu desktop para aceder ao RemixOS do Remix Mini, acedo com a password sem problema, mas o ecrã de destino (o RemixOS) mostra tudo a preto e não se consegue ver o desktop. Este deve ser um bug, mas que por agora não permite que se aceda por outro dispositivo ao RemixOS.

35

Agora uma aplicação da Microsoft, o cliente de Remote Desktop que permite aceder por RDP a qualquer sistema operativo Windows.
A aplicação instalou sem qualquer problema e funciona perfeitamente, além de ser redimensionavel. Aliás, eu quase diria que este é uma melhor cliente que o próprio cliente de Remote Desktop que vem com o Windows, porque também faz de gestor de ligações.

36

Depois de me ligar a um Windows 2012 Server, o cliente de Remote Desktop funciona perfeitamente. É como se estivesse localmente a usar um qualquer Windows.

37

Vamos agora para aplicações de media, começando com a aplicação oficial do Youtube. Como todos saberão, o Youtube pode ser acedido por browser, mas a performance do Youtube no Google Chrome no Remix Mini deixa bastante a desejar. Então decidi ver como funcionaria a aplicação.
A instalação decorreu sem problemas e funciona perfeitamente num desktop. Além disso a performance é muito mais aceitável pela aplicação e consegue-se ver vídeos sem qualquer problema.
Esta é uma aplicação que a nível de performance, no Remix Mini, é muito melhor do que usar o Browser.

38

O processador do Remix Mini tem descodificação 1080p de H264 e H265 por hardware e estes são atualmente os codecs mais usados em vídeo.
Decidi instalar o VLC, um programa que lê tudo a nível de vídeos e existe para Android. A instalação decorreu sem problemas e ele funciona sem qualquer problema. Os ficheiros que eu tentei ler não são muito complexos, mas consegui ver os vídeos sem qualquer problema. Não sei se isso acontecerá com todos os vídeos, mas parece-me que neste ponto não há grandes possibilidades de ele falhar.

39

Ainda dentro da secção de media, decidi instalar e experimentar uma aplicação nacional. O Meo Go para Android, que permite ver televisão em direto e ver programas até uma semana para trás.
Mais uma vez a instalação decorreu sem problemas e funciona bem num desktop. O único problema que encontrei foi a nível da qualidade do vídeo. Estou a usar um ecrã 1080p de 24 polegadas e esta aplicação deve ter sido pensada para ecrãs muito mais pequenos e por isso eles devem usar uma qualidade baixa a nível de vídeo. Isso num desktop nota-se.

40

Em seguida experimentei aplicações de produtividade de office. Desde já uma nota. Tenho acompanhado algumas análises sobre o Remix Mini e o RemixOS e todos concordam que as aplicações de Office da Google não estão a funcionar perfeitamente no RemixOS, por isso decidi instalar as aplicações da Microsoft, que até serão mais familiares para quem usa Windows.

Começo com o Microsoft Word. Aplicação instalou sem problemas e funciona a 100% em desktop, podendo-se redimensionar o ecrã sem qualquer problema. O Word para Android não é a versão completa que se encontra em desktop. É sim uma versão mais simples, mas para o básico, serve perfeitamente. Abri vários ficheiros doc e docx sem qualquer problema. Para editar os ficheiros às vezes pediu-me para converter para uma versão mais recente de docx, mas feito isso, tudo funcionou a nível de edição do ficheiro no Word. Também criei ficheiros do zero e não tive qualquer problema.

41

O programa que experimentei a seguir foi o Microsoft Excel que é um programa de folhas de cálculo. Mais uma vez a versão de Android é uma versão mais simples que a versão que existe para Windows, mas para o mais básico serve perfeitamente. Como podem ver a instalação e o uso do Excel funcionaram sem qualquer problema e é um programa que ser pode usar em desktop da forma como está feito.
Abri várias folhas de Excel xls e xlsx sem qualquer problema e ele mostrou todo o seu conteúdo, incluindo os gráficos.

42

O último programa da Microsoft que experimentei foi o Microsoft Powerpoint, um programa usado para fazer apresentações. Mais uma vez não tive qualquer problema a instalá-lo e ele funciona muito bem em desktop, funcionando numa janela sem qualquer problema. Abri ficheiros ppt e pptx sem problemas e pode-se editar os ficheiros de uma forma básica a 100%.

43

Outra funcionalidade que quis testar foi a visualização de ficheiros pdf, que são muito usuais. Para isso instalei o Adobe Acrobat Reader, outro programa muito conhecido no mundo desktop. Ele instalou sem problemas, mas a nível de uso deu os seus problemas. Primeiro, ele só funciona em full screen. Não é possível usar numa janela. Segundo, por duas vezes o programa ficou bloqueado.
Possivelmente, será melhor instalar outro leitor de pdf no RemixOS, pelo menos por enquanto.
A leitura dos ficheiros pdf ele não teve qualquer problema.

44

Um programa que não instalei pela Play Store e que vem instalado no Sistema Operativo é o RAR e ele funciona bem. Leu ficheiros rar e zip sem qualquer problema e também criei ficheiros rar e zip sem problemas. O único ponto a salientar é que aparece publicidade que ocupa toda a janela do programa, o que se torna um pouco chato.

45

46

47

Experimentei apenas um jogo e um jogo que sei que é relativamente simples, o Angry Birds 2. Instalou sem problemas e funciona bem numa janela. O vídeo de entrada funcionou bem e sem dropped frames. O jogo também corre bem no Remix Mini, sem qualquer problema de performance. Mesmo o loading dos níveis é relativamente rápido.
De referir que fiquei um pouco viciado no jogo e passei largos minutos à jogá-lo.

48

Por último, o teste de uma aplicação mais “geek”. Instalei um terminal, para ver que de facto por baixo está um sistema Linux. A aplicação instalou bem e funciona bem no Remix Mini. Não se tem “root”, mas os comuns comandos de Linux funcionam por linha de comandos. O algodão não engana.

Página anterior 1 2 3 4 5Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo