AnálisesDestaque

Análise OCZ Trion 150: TLC a 15 nm

OCZ SSD Guru

guru1

Um dos aspectos mais importantes é o software que suporta os SSDs. No caso da OCZ, os novos SSDs têm o suporte por parte do OCZ SSD Guru. Esta aplicação existe para Windows, Linux e uma versão bootable a partir de uma pen que funciona em PCs e Macintosh. A instalação é muito simples e ele detecta automaticamente o/os SSDs OCZ que estiverem ligados ao sistema.

Da parte de cima temos vários tabs com as opções mais importantes. Do lado esquerdo podemos escolher o SSD que queremos ver e é acompanhado com uma foto do produto. Por baixa temos vários botões com sub menus dentro de cada categoria.
Quando se abre a aplicação, fica-se na tab Overview e sub menu Dashboard onde é apresentado um resumo com a informação do produto. Temos a capacidade total, livre e usada. A saúde do produto em percentagem. A temperatura do SSD. O interface e se a versão SATA 3 e AHCI está a ser usada, a versão do firmware e se há actualizações para ele.

guru2

Em SSD Details, temos ao pormenor as informações sobre o SSD, tal como a configuração, o número de série, o driver e sua versão entre outros detalhes.

guru3

No sub menu System Details, temos os detalhes do computador, como a memória RAM do computador, versão da BIOS, fabricante e modelo da motherboard, informação do sistema operativo, informação do processador e outras drives no computador.

guru4

Na categoria SMART temos ao detalhe todos os valores pertencentes à SMART da drive. A SMART serve para termos um diagnóstico pormenorizado de um disco e sem ser preciso aplicações externas, podemos ver os seus valores no próprio SSD Guru.

guru5

Na tab Tuner, temos acesso a várias opções importantes. Aqui podemos enviar um comando de Trim para a drive e podemos adicionar espaço útil para over provisioning e assim aumentar a vida útil do SSD.

guru6

Na tab Maintenance podemos actualizar a versão de firmware, directamente da internet, do repositório da OCZ ou a partir de um ficheiro. Ele automaticamente detecta se a versão instalada é a mais recente ou não.
Pode-se também efectuar um secure erase, em que ele apaga definitivamente toda a informação existente no SSD, muito importante para casos em que não queremos que a informação não possa ser recuperada depois de apagada.

guru7

Na tab Settings, temos opções para ligar a parte de Log, caso queiramos ver o que o SSD está a fazer. Ele suporta log para ficheiro e arrancar ou não no arranque do Sistema Operativo.
Temos a opção de configurar um servidor de Proxy http, caso a nossa ligação à Internet passe por uma proxy.
E por fim temos a opção do OCZ SSD Guru arrancar no arranque do Sistema Operativo e se fica ou não a correr em background quando se fecha a aplicação.

guru8

Na parte de Help, podemos contactar a OCZ ou aceder ao forum da OCZ. Podemos também guardar para ficheiro toda a informação do sistema e SSD para se poder enviar para a OCZ em caso de problema.

guru9

No sub menu Bootable SSD Guru, podemos criar uma pen de boot com o OCZ SSD Guru, fazendo download do seu ficheiro e apontando-o aqui neste menu. A seguir basta escolher em que pen queremos criar o sistema de boot e ele cria a pen automaticamente.
Depois na BIOS, podemos escolher a pen como drive de boot e temos acesso ao SSD Guru. Isto é útil em sistemas Macintosh e em computadores que ainda não tenham Sistema Operativo instalado.

Página anterior 1 2 3 4 5Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo