AnálisesDestaque

Corsair Obsidian Serie 800D

As funcionalidades chave em detalhe

Refrigeração avançada

A Corsair Obsidian Series 800D inclui 3 zonas de refrigeração separadas de forma a garantir uma refrigeração eficaz de todos os componentes chave. A Zona de Refrigeração 1 inclui o compartimento da motherboard, a Zona de Refrigeração 2 está destinada à fonte de alimentação e a Zona de Refrigeração 3 é onde estão localizados os componentes de armazenamento.

Utilizando três zonas de refrigeração separadas para os componentes principais, armazenamento e fonte de alimentação, o calor produzido nestas áreas fica isolado por área reduzindo o impacto que as áreas podem ter umas com as outras. Por exemplo, o calor produzido pela fonte de alimentação não entra na zona de componentes principais ou na zona de armazenamento, por sua vez o calor produzido por estas áreas não entra na zona da fonte de alimentação.

Outra vantagem deste sistema é este poder tirar partido de entradas de ar fresco exclusivas para cada zona aumentando a eficiência do sistema.

O sistema de circulação de ar da Obsidian 800DO sistema de circulação de ar da Obsidian 800D

As zonas de refrigeração em detalhe

  • A zona de refrigeração 1 absorve ar fresco vindo directamente de baixo da caixa expelindo o mesmo ar pela traseira e pelo topo da caixa. Os pés da caixa garantem que esta não assenta directamente no chão ou mesa portanto que a entrada de ar não fica obstruída. Um filtro removível e lavável situado por baixo da caixa garante que o ar entra para a caixa livre de poeiras.Esta zona fornece também ar fresco à motherbord, placa (s) gráfica (s), CPU etc. A entrada de ar e a ventoinha situada nesta zona têm 140mm, garantindo uma boa movimentação de ar sem ser necessária uma ventoinha com rotações altas, a ventoinha está montada em conjunto com um caixilho em borracha para reduzir vibrações portanto ruído no sistema. A ventoinha é uma ventoinha normalizada de 3 pinos.
  • A zona de refrigeração 2 permite à fonte de alimentação absorver ar à temperatura ambiente e imediatamente expelir o mesmo pela traseira da caixa, sem que este ar agora quente afecte o resto do sistema. Manter a fonte de alimentação fresca é importante para a sua performance e longevidade, isto é especialmente importante em fontes de alimentação de grande potência típicas em sistemas de alta performance. Fontes de alimentação que absorverem ar pela traseira beneficiam pelo menos de uma temperatura ambiente baixa nesta zona.
  • A zona de refrigeração 3 foi desenhada para manter os componentes de armazenamento frescos. Embora os discos SSD permaneçam relativamente frescos durante a sua utilização, isto não acontece nos discos mecânicos, que produzem bastante calor. Numa caixa convencional o calor produzido pelos discos mecânicos é expelido para o compartimento principal onde se situa a motherboard e os componentes principais, aumentando a temperatura ambiente com o qual as placas gráficas, CPUs e chipsets vão ter que trabalhar. No caso da Obsidian 800D os discos montados nas baias Hot-Swap são refrigerados por uma ventoinha de 140mm localizada directamente ao seu lado, sendo o ar quente expelido para a câmara situada por de trás da motherboard e componentes principais, acabando por ser expelido pela traseira da caixa, sem qualquer interferência com o resto do sistema.Discos montados na secção por baixo das baias Hot-swap podem ser refrigerados por uma ventoinha 120mm (não disponibilizada), sendo o calor produzido por estes, expelido da mesma forma como acontece nas baias Hot-Swap. Embora a Obsidian 800D não venha acompanhada desta ventoinha de 120mm, esta inclui um kit de instalação para essa mesma ventoinha, com os devidos parafusos para aperto e caixilho de borracha anti-ruído/vibração.

A circulação de ar e posicionamento das ventoinhas numa Obsidian 800D

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14Página seguinte
Etiquetas

Artigos Relacionados

Back to top button
Close
Close