Artigos

Um olhar ao Mac mini 2010

Processador e Gráfica

O mini é animado por um processador Core 2 Duo, algo bastante antigo e que já não aparece em configurações da concorrência. A relação da Apple com a Intel não parece ser particularmente animada. A verdade é que a Intel tem melhores processadores mas não parte gráfica, pois a gráfica integrada nos actuais processadores Core i3 não é tão evoluída como as opções da nVidia.

A escolha da gráfica recaiu sobre a nVidia 320M. É um chipset em 40 nm e 48 shaders, de nome de código MCP89, que inclui tanto o chipset como a gráfica. Essta tem uma performance reduzida quando comparada com modelos dedicados e partilha 256MB com a memória RAM do sistema. A vantagem sobre a utilização deste GPU é em primeiro lugar o espaço e o suporte da Nvidia ao OpenCL. O aspecto do espaço é facil de perceber. Há dois chips nesta motherboard: processador e GPU. No caso da opção recair num processador mais recente a opção era usar a placa gráfica da Intel e ai poupando ainda mais espaço mas à custa de uma placa gráfica e esse é o aspecto que nos leva ao segundo ponto o OpenCL. A placa da Intel não suporta OpenCL. Todas as outras opções exigiam ter 3 chips. Este é o motivo porque a Apple continua a usar o Core 2 Duo no Mac mini, MacBook Air e MacBook Pro de 13’’.

RAM

O Mac mini tem dois slots de memória. A Apple na versão base coloca 2GB de RAM (2X 1GB) o que acaba por ser péssimo para fazer um upgrade. Se fosse fornecido apenas com um dimm de memória de 2GB, o aumento para 4GB poderia ser feito com a aquisição de apenas 1 dimm. Tendo em conta que quanto mais memória o OS X tiver, melhor se comporta, é recomendável que se aumente a memória RAM desde o início. 2GB RAM é insuficiente nos dias de hoje. Caso pretendam fazer edição de imagens, vídeo ou virtualizar o Windows através do Virtualbox, VMware Fusion ou Parallels o mínimo a utilizar tem que ser 4GB. Comprar a memória à parte é uma boa opção, pois é bastante mais barata do que se comprada à Apple e muito simples de instalar. Visitando o site da Crucial podemos ver que colocar 4GB RAM custa 71,66€ e colocar 8GB que é o máximo que suporta custa 142,16€. A experiência de utilização vai ser francamente superior.

Armazenamento

O Mac mini vem com um disco de 2,5’’ de 320GB de capacidade e uma velocidade de 5400 rpm. O standard hoje em discos mecânicos é 7200 rpm. Os discos de portáteis à alguns anos eram maioritariamente de 5400 rpm. A justificação do preço e do consumo mais reduzido dos modelos de 5400 rpm já não faz muito sentido com a evolução dos mesmos e com a queda dos preços. Em particular num computador que apesar do tamanho reduzido é um computador de secretária. A mudança do disco não é muito fácil. Podem encontrar um excelente guia no iFixit.
A resposta pergunta mais previsível de se um SSD vale a pena, é relativamente simples. A Apple não tem essa opção pelo que a ser feito terá que ser feito pelo próprio utilizador. Esta alteração deve ter em linha de conta que não há ainda suporte para TRIM, Garbage Collector ou SATA 3. Os discos SSD têm particularidades e continuam em grande evolução. A melhor performance/suporte é conseguida em Windows. Dito isto é seguramente uma boa aposta e é o melhor upgrade que pode ser feito em qualquer computador. Idealmente e até melhorar o suporte, aparecer uma controladora mais eficiente a escolha deve recair num SSD com um tamanho suficientemente elevado para ter uma boa parte livre. Este é um aspecto um pouco técnico mas a performance irá ser bastante inferior num disco cheio ou próximo disso.

Página anterior 1 2 3 4Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo