Mais um mês volvido e é de novo altura de relatório mensal, no nosso teste de longa duração ao OCZ Vector 180. Os relatórios individuais pormenorizados podem, como sempre, ser consultados no fórum.
Neste artigo ficamos com o relatório SMART e os resultados do CrystalDiskMark, ao oitavo mês de teste.
muddymind
Este exemplar conta perto de 2,9TB escritos em 1000 horas de actividade.
SideWalker
3.5TB escritos ao longo de 2400 horas, para este SSD.
Stormgiant
Este SSD conta 650 horas de actividade e 2.9TB de dados escritos.
1000 horas de actividade e 1,7TB escritos, neste exemplar.
Warlord
Este SSD conta 870GB escritos ao longo de 1000 horas ligado.
Como se pode constatar, após 8 meses com variadas cargas de trabalho, todos os exemplares se mantêm de plena saúde e com performance semelhante ao 1º dia.
O reposicionamento da OCZ e a consolidação da gama.
Nos últimos dias a imagem da OCZ sofreu alterações profundas, posicionando-se cada vez mais como uma gama de produtos da casa mãe e menos como uma marca de direito próprio. O nome da Toshiba é agora mais proeminente, quer no site da OCZ, quer nos próprios produtos. A gama de produtos destinados ao mercado empresarial desaparece e a gama de consumidor foi consolidada em apenas 3 produtos. O utilitário de manutenção SSD Guru mudou o nome para SSD Utility e o excelente programa de garantia e suporte OCZ ShieldPlus também foi rebaptizado como Advanced Warranty Program, mantendo, por enquanto, todas as valias.
Quanto à nova gama, é constituída por duas drives que transitam, rebaptizadas, da gama anterior, e uma drive inteiramente nova que esperamos vir dar um abanão na franja de mercado onde se insere. São elas:
OCZ TR150
O novo nome do OCZ Trion 150, este SSD combina memória TLC e uma cache SLC para oferecer um excelente preço sem comprometer a performance.
OCZ VT180
O novo nome do OCZ Vector 180, objecto do nosso teste de longa duração. Este SSD posiciona-se no topo da gama de SSDs SATA, oferecendo performance consistente e grande durabilidade, para fazer face às cargas de trabalho mais pesadas.
OCZ RD400
Lançado hoje mesmo, o mais recente produto da OCZ toma a forma de uma drive M.2 PCIe NVMe, oferecendo performance elevadíssima, com velocidades de escrita e de leitura de até 1,6GB/s e 2,6Gb/s, respectivamente. Esta drive encontra-se disponível em capacidades dos 128GB ao 1TB e em versões simples e com adaptador PCIe, para quem não possua uma slot M.2 PCIe x4. Estamos neste momento a trabalhar na análise deste SSD e contamos trazê-la aos nossos utilizadores até ao final da semana.
Nunca é agradável ver uma marca icónica em apuros. Esperamos que este reposicionamento e o total acesso à rede de distribuição da Toshiba possam recuperar um pouco do nome e imagem da OCZ.
Este mês é tudo, voltamos com o final do 3º trimestre de teste.