AnálisesDestaque

OCZ RD400: SSD PCI-Express NVMe

Slides e Especificações

P1

O primeiro slide mostra as especificações gerais deste SSD. Ele tem picos de leitura sequencial de 2.6 GB/s e escrita de 1.6 GB/s. A nível de leitura aleatória ele chega aos 210 mil IOPS e escrita de 140 mil IOPS. Estes valores diferem de versão para versão. Por exemplo a versão de 128 GB não consegue estes números por não ter paralelismos suficiente na flash NAND. No entanto todas as versões têm números impressionantes, e este é sem dúvida um dos SSDs mais rápidos do mercado.

Suporta NVMe 1.1b, PCI-Express Gen3, modo de poupança de energia quando não está a ser utilizado, formato M.2 2280, em Windows disponibilizam um driver que melhora a performance em relação ao driver nativo da Microsoft e uma das grandes vantagens é existem em quatro tamanhos: 128, 256, 512 e 1024 GB, sendo que no mesmo formato, é o único que tem versões 128 GB, muito útil para quem o só quer usar como drive de boot de sistema, e em 1024 GB (1 TB) que pode ser a única drive do computador ou como capacidade extra.
Além disso, como já indicámos, existe uma versão com uma placa PCI-Express, que é mais cómoda para quem não tem uma motherboard com slot M.2 PCI-Express Gen3 4X.

Não suporta encriptação por hardware, nem existe no formato U.2.

P2

Este é o primeiro SSD Toshiba OCZ para o mercado entusiasta. O desenho do SSD é Toshiba, mas o branding é da OCZ.

P3

NVMe é o primeiro protocolo pensado especificamente para SSDs. Os SSDs comuns usam o protocolo SATA que foi pensado para discos mecânicos, onde muitas propriedades existem que não fazem sentido em NAND flash. NVME é mais uma simplificação do BUS, reduzindo assim a latência e melhorando a consistência do desempenho de um SSD.

P4

A Toshiba OCZ decidiu simplificar a sua oferta de discos SSD, reduzindo o seu número e renomeando os seus modelos.
O Trion 150 passa-se a chamar TR150. É um SSD SATA com NAND TLC para um público que preza mais o custo de um disco.
O Vector 180 passa-se a chamar VT180 e é um SSD MLC mais caro, mas com boas características a nível de performance. Este SSD temos um teste de longa duração a decorrer que pode ser acompanhado no fórum levado a cabo por 5 destacados membros.
O OCZ RD400 tinha o nome original de RevoDrive 400, mas não chegou a ser lançado com esse nome.

P5

A comparação a nível de propriedades com outros 4 produtos do mesmo segmento. Ou não têm tanta capacidade, ou não têm a placa PCI-Express como opção, ou não têm no formato M.2, ou não têm 5 anos de garantia, ou não são PCI-Express Gen3 4X.

P6

Uma tabela com a comparação a nível de performance entre estes 4 produtos. O RD400 não ganha em todos os pontos e a performance varia consoante a capacidade, mas em todos eles tem valores superiores a qualquer SSD SATA e muito competitivo em relação aos outros produtos no mesmo segmento.

P7

O OCZ RD400 está disponível nos Estados Unidos e na Europa desde o dia 24 de Maio de 2016.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo