AnálisesDestaque

OCZ RD400: SSD PCI-Express NVMe

Benchmarks

Neste segmento do artigo apresento os resultados que obtive com OCZ RD400. Apresento em todos eles, menos no PCMark7, quatro valores. O primeiro é o RD400 na motherboard Z97, com a última versão da BIOS estável (1.80) mas sem driver, para mostrar a diferença que é ter o driver. O segundo valor é também com a Z97 e a BIOS 1.80, mas com o driver do SSD instalado. O terceiro valor mantém-se o sistema Z97 com o driver instalado, mas com a última versão da BIOS em estado beta (2.10), em que supostamente é melhorado o suporte para dispositivos NVMe. O último valor é num computador com o chipset Z170, com a última versão da BIOS estável e com o driver instalado.

De referir que nunca notei perda de performance devido à temperatura do SSD, o que não quer dizer que não exista em certas situações, como por exemplo, estando ele num portátil. A correr benchmarks medi 50℃, enquanto no SSD Utility ele não reportava mais que 45.

AIDA 64

Toshiba_OCZ_RD400-AIDA64-Storage-AvgReadAccess

Toshiba_OCZ_RD400-AIDA64-Storage-BufferedRead

Toshiba_OCZ_RD400-AIDA64-Storage-LinearReadBegin

Toshiba_OCZ_RD400-AIDA64-Storage-LinearReadMiddle

Toshiba_OCZ_RD400-AIDA64-Storage-LinearReadEnd

Toshiba_OCZ_RD400-AIDA64-Storage-LinearRead

Toshiba_OCZ_RD400-AIDA64-Storage-RandomRead

Começo os benchmarks com o AIDA64. Os testes representam apenas testes de leitura e não de escrita.

Os tempos de acesso médios do OCZ RD400 andam perto do zero. Ele tem tempos de acesso muito bons. O OCZ RevoDrive, com a sua arquitectura complicada, apesar de também usar o bus PCI-Express, tem tempos de acesso piores que qualquer SSD. Mas nada bate um disco rígido, aqui representado pelo Samsung Spinpoint F3, a nível de maus tempos de acesso. Esta é uma das razões que se nota tanta diferença ao mudar-se de um disco rígido para um SSD.

Em leitura buffered, em dispositivos singulares, nada bate o OCZ RD400, com valores acima dos 2 GB/s. O OCZ RevoDrive 350 tem um bom valor, mas não chega ao RD400. Só SSDs em RAID 0 batem o RD400.

Em leitura linear a história é a mesma. O RevoDrive 350 tem um bom valor, mas o RD400 consegue ler a mais de 2 GB/s, o que é fantástico. Ser no início, meio ou fim não tem qualquer influência num SSD. Só num disco rígido os valores são diferentes.

Em leitura aleatória ele também é um monstro. Só fica perto o Revodrive 350 e 4 Kingston M.2 SATA em RAID 0, mas não batem o RD400. O disco rígido é um desastre neste teste.

De referir que em leitura e neste teste, não há grande diferença entre os 4 sistemas com o RD400, mesmo o que não tem o driver instalado.

ANVIL

Toshiba_OCZ_RD400-Anvil-ReadScore

Toshiba_OCZ_RD400-Anvil-WriteScore

Toshiba_OCZ_RD400-Anvil-TotalScore

O teste Anvil é um teste sintético que corre vários testes de leitura e escrita, tanto sequencial como aleatória com blocos de vários tamanhos e diversas threads. No fim dá uma pontuação para leitura, escrita e total. É um benchmark muito completo.

Em leitura o RD400 tem valores muito bons, duplicando o resultado dos comuns SSDs SATA. Estranhamente, sem o driver instalado é o que tem melhor resultado em leitura.

Já em escrita, o caso muda muito de figura. Sem o driver, ele consegue ter pior resultado que um disco rígido. Penso que algo de fundamentalmente errado com o driver NVMe nativo do Windows. Nos outros 3 casos, com o driver instalado, ele é extremamente rápido, mais que duplicando o resultado de um SSD SATA comum.

A pontuação total reflecte os resultados apresentados de leitura e escrita. Em Windows, sem dúvida deve-se instalar o driver da OCZ que vem com o SSD.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo