AnálisesDestaque

OCZ RD400: SSD PCI-Express NVMe

Conclusão

O OCZ RD400 é de facto um SSD muito rápido. É o SSD mais rápido que já me passou pelas mãos e penso que qualquer entusiasta ficaria satisfeito com as suas características e desempenho.

Os pontos que o diferenciam são o uso NVMe PCI-Express, que finalmente mostra o que flash é capaz, ao contrário do BUS SATA que limita o mais comum dos SSDs. Existe em 4 tamanhos e especialmente a versão de 128 GB e 1 TB não existe outro no mercado sem ser este OCZ RD400. Ter uma versão com o adaptador PCI-Express também é uma comodidade para quem não tem M.2 Gen3 4X. O SSD é extremamente pequeno e é possível colocá-lo num portátil para gaming, na sua versão 128 GB como disco somente de sistema, ou 1 TB como disco único. O desempenho na maior parte dos benchmarks é fantástico, muitas vezes atingindo o dobro do desempenho. Por exemplo, fazer boot do Windows com este SSD é uma velocidade não encontrada com outros discos. O SSD Utility está muito completo na sua versão 2.0 e o driver de facto melhora o seu desempenho. Tem 5 anos de garantia em que não é preciso factura e pode-se contactar directamente a OCZ em caso de RMA.

Pontos negativos são o desempenho apresentado em cópia de ficheiros extremamente pequenos e a não melhoria de resultados em algumas aplicações testadas, talvez por não saturarem o SSD.

Gostava de ver uma versão U.2 e preferia que não fosse preciso o driver, mas aqui não sei onde está a culpa. Os concorrentes também tiveram que escrever drivers para os seu dispositivos NVMe.

Para os entusiastas que querem ter o melhor no seu sistema, o OCZ RD400 é sem dúvida um SSD a considerar. O seu grande concorrente é o Samsung 950 Pro, mas não tenho forma de testar qual é o melhor. Os testes que vi a comparar os dois são muito divergentes. Há quem considere o OCZ RD400 melhor, como o contrário. Parece-me que varia muito de benchmark para benchmark. No entanto não tenho dúvidas que o OCZ RD400 é um Ferrari com a vantagem de existir nas versões 128 GB e 1 TB, como referi, além do sistema de garantia da OCZ durante os 5 anos.

Para o comum utilizador, a passagem de um SSD SATA para um SSD NVMe não faz sentir o mesmo choque de quando se passa de um disco mecânico para um SSD SATA. No entanto, não vão ficar desiludidos com o melhor desempenho do SSD NVMe.

O desafio para o utilizador comum passa por decidir se pelo preço opta por esta solução ou se compra um SSD SATA com maior capacidade ou compra um SSD SATA com a mesma capacidade e poupa dinheiro no processo. Fica esse desafio para o leitor depois de ver o desempenho do OCZ RD400.

Este é um SSD que puxa o desempenho para um nível muito mais alto. Aqui está o futuro. Para o entusiasta este é um SSD que coloca qualquer sistema no topo.

recomendado_zwame

A ZWAME agradece à OCZ a disponibilização do equipamento para teste.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo