AnálisesDestaque

Toshiba OCZ VX500

Fotos

2

A frente da embalagem, com grafismo a fazer lembrar os descontinuados ARC100. No canto superior um autocolante indica a variante contida no interior.

3

Na traseira encontramos um resumo das especificações e redireccionamentos para o site da OCZ, onde se encontra disponível informação mais completa.

4

No interior encontramos o SSD, um guia de instalação em várias línguas, incluindo o português, um folheto com informação de como contactar o suporte técnico e uma chave de activação do Software Acronis True Image. Este software permite clonar uma drive pré-existente para o SSD, facilitando bastante o processo de instalação a quem pretenda seguir essa via.

5

A drive vem protegida dentro de um blister plástico. Este blister é-nos familiar, sendo idêntico ao usado nos Vector/VT180 que este SSD substituí, incluindo os espaços para parafusos de montagem e adaptador de 3,15” para 2,5”.  Estes acessórios não são, no entanto, incluídos neste novo modelo, numa provável tentativa de baixar custos que, felizmente, também se reflecte no preço final.

6

7

O chassis do SSD, em tudo semelhante ao do Toshiba Q300 Pro, é sólido q.b., mas não transmite a mesma sensação de produto “premium” que o Vector180 transmitia. Por outro lado pesa cerca de metade deste, o que para utilizadores de laptops será, certamente, uma grande vantagem.

8

9

Aceder ao interior da drive é bastante simples, com a tampa do chassis a ser fixada apenas por parafusos, sem qualquer encaixe mais complicado. Pode ver-se que a tampa metálica é isolada do PCB por um filme plástico. O PCB, esse, ocupa a quase totalidade do chassis, algo que começa a ser pouco usual, e encontra-se firmemente fixo a este por mais 4 parafusos.

10

11
Voltando o PCB encontramos 8 chips de NAND e o controlador. Esta drive não usa memória volátil DRAM nas suas operações, dispensando sistemas de prevenção de falhas de energia.
Vemos ainda que tanto o controlador como a NAND têm aplicados calços condutores térmicos, pelo que em condições normais, a probabilidade desta drive sofrer degradação de performance devido a temperaturas excessivas é muito baixa.

13

Pormenor do controlador. Este Toshiba TC358790XBG é já conhecido de outros SSDs SATA de gama alta da Toshiba, mas pouco se sabe das suas especificações ou origem.

14
Pormenor de um dos chips de NAND. Este SSD usa, naturalmente, NAND MLC de última geração da Toshiba, de 15nm.

 

Página anterior 1 2 3 4 5 6Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo