AnálisesDestaque

Toshiba OCZ VX500

MLC vs. TLC

Os leitores mais atentos terão reparado que em alguns dos testes sintéticos o OCZ TR150, uma drive TLC, teve melhores resultados em escrita que o VX500, uma drive MLC.
Antes de mais, vamos distinguir os vários tipos de NAND:

SLC – “Single Level Cell” – Este tipo de NAND apenas armazena um bit de informação por célula. É a mais rápida, a mais durável e, também, a mais cara. Já praticamente não existem drives que usem SLC exclusivamente.
MLC – “Multi Level Cell” –  Este tipo de NAND armazena dois bits de informação por célula. É um pouco mais lenta e um pouco menos durável, mas também, mais barata por GB que SLC.
TLC – “Triple Level Cell” – Este tipo de NAND três bits de informação por célula. É a mais lenta (particularmente em escrita) e a menos durável, mas permite grandes densidades e preços muito competitivos. É, por este motivo, cada vez mais comum.

Então, como é que o TR150 consegue tão bons resultados em escrita em alguns dos testes sintéticos? Para contornar os problemas de performance da NAND TLC, os fabricantes habitualmente incluem uma pequena cache de memória SLC nestas drives. Assim, a informação é inicialmente escrita para essa cache, a grande velocidade, e é depois passada para a memória TLC permanente. Na esmagadora maioria das tarefas do dia a dia essa cache é suficiente para que o utilizador nunca se aperceba da fraca performance de escrita da memória TLC.
Podem, no entanto, surgir situações em que ela se torna aparente:

tr150

Neste teste passamos um único ficheiro, de cerca de 20GB, do VX500 para o TR150. A transferência começa e mantêm-se por algum tempo nos 400MB/s, mas subitamente há uma quebra, que sinaliza o esgotamento da cache SLC, e daí para a frente o SSD apenas consegue escrever ao máximo que a NAND TLC permite, no caso cerca de 250MB/s. E estamos perante uma drive de 480GB, o que atenua um pouco o problema. Em capacidades inferiores a quebra é mais acentuada.
Este comportamento é comum a todas as drives TLC do mercado.

vx500

Repetindo o teste, mas copiando o ficheiro para o VX500, uma drive MLC, o resultado é bem diferente. Neste caso não existe qualquer cache intermédia, os dados são escritos directamente para a memória permanente à máxima velocidade de que o SSD é capaz (~460MB/s, neste caso particular), pelo que a performance se mantêm constante do primeiro ao ultimo byte.
Correcção: O VX500 é, na verdade, um dos casos raros de uma drive MLC com uma pequena cache SLC. Nestes casos, a cache não serve tanto para camuflar a fraca performance da memória principal, mas essencialmente para providenciar um pouco de performance extra nos picos de escrita típicos de uma utilização corrente. O efeito desta cache é visível na pequena flutuação cíclica da velocidade de transferência. Também se torna aparente que nestes casos nem a vantagem de uma cache SLC é tão grande, nem a sua falta tão catastrófica, com a memória MLC a dar perfeita conta de si em tarefas de escrita continua mais prolongadas. 

As drives TLC com cache SLC têm o enorme mérito de terem baixado imenso o preço por GB dos SSDs, nos últimos tempos. E oferecem, certamente, performance mais do que suficiente para a maioria dos utilizadores comuns.
Mas para quem lida habitualmente com ficheiros de muito grandes dimensões e requer performance consistente, drives MLC como este VX500 ainda são o caminho a seguir.

Conclusão

Num mercado cada vez mais inundado por drives TLC, o lançamento de um novo SSD MLC é uma verdadeira lufada de ar fresco e um bom “presente” para a comunidade mais entusiasta.
Nos nossos testes, esta drive demonstrou excelente performance, revelando-se o melhor SSD SATA que já testámos.
Com um PVP de 145€, esta variante de 512GB em particular revela-se uma excelente opção para qualquer utilizador, não apenas para os mais entusiastas, pois por um acréscimo de apenas 15 a 20€ em relação às drives TLC mais baratas do mercado, oferece todas as vantagens de performance e durabilidade (incluindo 5 anos de garantia) que a NAND MLC oferece. Leva o nosso “Recomendado” sem qualquer reserva.
Os restantes membros da gama têm concorrência mais feroz. O modelo de 128GB, em particular, é difícil de recomendar vs. drives do mesmo preço com o dobro da capacidade. Em boa verdade, drives de 128GB neste segmento fazem cada vez menos sentido e gostaríamos de ver a sua extinção a breve prazo.
Os modelos de 256GB e 1TB não competem em preço com drives TLC de capacidade semelhante, mas oferecem excelente preço e performance dentro do seu nicho, constituindo excelentes opções para quem, por necessidade ou mero capricho, procura aquele bocadinho extra de performance e durabilidade.

recomendado_zwame

A ZWAME agradece à Toshiba OCZ a disponibilização da amostra para análise.

Página anterior 1 2 3 4 5 6

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo