AnálisesDestaque

ZUS, o carregador de isqueiro inteligente

A nonda traz-nos o ZUS que é um carregador de isqueiro para dispositivos móveis mas não só. Através de uma aplicação adiciona três funcionalidades interessantes: localizar o automóvel, definir o tempo de estacionamento e monitoriza a saúde da bateria do automóvel.

A marca não era nossa conhecida, mas ao darmos uma vista no site ficamos a perceber a preocupação com a qualidade. Mas nada como o contacto com um produto para perceber se passam das intenções aos atos. O cuidado começa na embalagem com a tampa em plástico transparente que mostra o conteúdo no seu interior. Retirar o equipamento da caixa obrigou a uma grande dose de kung fu tal a forma como estava fixo, com o plástico a entrar para dentro das portas USB não foi tarefa fácil. Mas no final temos a reportar que ganhamos a luta.

zus

O design é sempre algo subjetivo, pessoalmente parece-me bem conseguido e não fui o único porque ganhou já este ano um iF Design Award. A construção é irrepreensível, não se vislumbrando nenhuma folga ou imperfeição. Além disso ressaltam dois aspetos na lista de especificações: Por um lado, é anunciado um carregamento até duas vezes mais rápido do que um carregador normal até um máximo de 4,8A que é suficiente para carregar dois smartphones ou tablet sem problema. Por outro lado, e isso interessa num clima como o nosso onde a temperatura interior do carro pode alcançar um valor muito considerável quando diretamente exposto ao sol, é a conformidade com a norma MIL-STD-8100G para a temperatura. Podem ver um teste feito pela insuspeita TÜV SÜD ao ZUS e a outra marca bastante conhecida, com o ZUS a sair vencedor.

zus

Há mais dois pormenores que vale a pena referir: As portas USB são iluminadas por um LED branco muito suave. Ao contrário do que é habitual o LED é suficientemente brilhante para ajudar a manipular o dispositivo não sendo incómodo como é frequentemente habitual noutros dispositivos com que contactei. Normalmente dou por mim a colocar um adesivo preto neste tipo de LEDs porque os acho demasiado incomodativos. A outra funcionalidade que devia estar sempre presente é o facto de as portas USB serem reversíveis, ou seja, podem colocar o cabo USB em qualquer direção que vai encaixar. É uma funcionalidade tão útil mas muitas vezes ausente o que demonstra o nível de planeamento que foi feito neste equipamento.

Aplicação

01

A aplicação é simples e intuitiva. Pode ser descarregada para Android e iOS (exemplo acima) e inicia como podem ver com uma imagem raio-x do ZUS com um bonito efeito.

05

O emparelhamento é muito simples. Devem colocar o ZUS no isqueiro do carro, dar à chave e ter o smartphone próximo do equipamento com a aplicação aberta. De seguida vão ter um ecrã que explica a limitação na captação do sinal de GPS em locais fechados e as condições em que o mesmo é reduzido. Ao prosseguirem vão ter a mensagem que o smartphone está emparelhado com o ZUS. O emparelhamento é feito por Bluetooth mas posteriormente o funcionamento correto fica a cargo do GPS, já que, o Bluetooth tem um alcance muito curto.

Funcionalidades

Vamos começar pela parte do carregamento. Fizemos um teste simples de carregamento de um iPhone 6 Plus durante 30 minutos com o ZUS, carregador de secretária Arctic Smart Charger 8000 que já tínhamos testado no passado, e também utilizamos o carregador do iPhone e o do iPad 2. Em todos os testes utilizamos o mesmo cabo ligado ao iPhone.

Os resultados foram os seguintes:

grafico

O ZUS tem um resultado muito bom ao superiorizar-se aos carregadores da Apple, tanto o do iPhone que é de 1A como ao do iPad que indica 2,1A. Apenas perde para um carregador de secretária por uma margem muito pequena. O ZUS cumpre com o prometido.

04

Podem ver no conjunto de imagens acima a indicação da direção que devem seguir para encontrar o automóvel, bem como a distância a que o veículo se encontra que também pode ser feita através do mapa que podem deslizar para cima.

No aviso que recebem ao estacionarem é indicado que a posição foi guardada, ou se não houver sinal GPS é apresentada a sugestão para tirarem uma fotografia. Podem também definir o alarme do términos do tempo de estacionamento. Uma outra funcionalidade que não conseguimos testar por apenas ter um carro e apenas um ZUS, é que podem ter definido mais de um veículo. Por último, o estado da bateria do veículo: Se já ficaram a pé porque a bateria estava descarregada, o ZUS seguramente teria sido uma boa ajuda a prevenir essa surpresa.

Conclusão

Na minha curta utilização o ZUS revelou-se uma agradável surpresa e entra no conjunto de gadgets que achamos que não necessitamos, mas que depois de experimentarmos se torna evidente as suas vantagens e que se paga quando evitamos uma multa porque fomos notificados que o tempo do estacionamento está a expirar.

Sem dúvida que a localização e o aviso pode ser feito com o smartphone usando o Google Maps e o alarme mas a integração na aplicação torna essa operação muito mais simples e rápida, ao que se juntarmos a qualidade de construção e a monitorização da bateria tornam o ZUS muito apelativo.

As dúvida inicial se seria um produto a recomendar, quando vi o preço comparando com outros carregadores, dissipou-se rapidamente pela qualidade e funcionalidades acrescidas. Este é um carregador de isqueiro com esteróides, tanto no tempo de carregamento como nas funcionalidades extra que apresenta.

recomendado_zwame

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo