AnálisesDestaque

Pentium G4560 – Agora com Hyperthreading

Efeito da memória

Sendo um “Kaby Lake”, o Pentium G4560 tem suporte oficial para memória DDR4 a 2400MHz, se emparelhado com um dos novos chipsets da série 200. Ora, devido à sua posição no mercado, a companheira natural para este CPU será uma da board H110, que apenas suportam DDR4 2133MHz.  Valerá, então, a pena o investimento extra numa das motherboards mais recentes apenas pelo suporte à memória mais rápida? Para responder a esta questão testámos o impacto que a velocidade e latência da memória têm no desempenho deste CPU.

O CineBENCH parece ser relativamente indiferente ao desempenho da memória, com o aumento de velocidade ou a diminuição da latência a produzirem o mesmo aumento residual.

O mesmo acontece na codificação em x265. A velocidade não tem qualquer efeito, a redução da latência dá melhorias mínimas.

Este jogo parece responder a qualquer melhoria do sistema, memória incluída. Mas mais do que a velocidade, é a redução da latência que  introduz o aumento de desempenho mais significativo.

O GTA V não se importa muito com a memória, com a melhoria ser mínima e sem impacto prático.

Para terminar, uma grande surpresa. No Rise of the Tomb Raider, a memória tem um efeito bastante pronunciado nos FPS mínimos, tendo o potencial de melhorar significativamente a fluidez do jogo. À semelhança dos restantes casos, acaba por ser a latência e não a velocidade, a ter o maior impacto.
Já procurar e optar por memória de latência o mais baixa possível é uma excelente ideia. Módulos de latências inferiores, ou de velocidades superiores que têm maior probabilidade de suportar latências mais baixas à velocidade base de 2133MHz, encontram-se muitas vezes por diferenças mínimas de preço.

Efeito do Hyper-threading

De modo a percebermos o real impacto que o Hyper-threading tem da performance deste CPU, experimentamos correr alguns testes com a tecnologia desactivada.

O desempenho em single-thread é, naturalmente, o mesmo.

Já a performance em muti-thread cai significativamente. O Hyper-threading é responsável por um aumento de desempenho de 30%, no CineBench.

O tempo de codificação de video x265 também piora, mas o impacto é bastante menor, cerca de 10%.

No GRID Autosport temos uma queda abrupta dos FPS, particularmente nos mínimos.

Cenário que se repete no GTA V, onde, mais do que abrupta, a queda é catastrófica. O valor de FPS médios pode dar a impressão de que é perfeitamente jogável, mas os mínimos revelam a verdade escondida. Sem Hyper-threading o jogo “soluça” constantemente, produzindo uma péssima experiência a que, acreditamos, muito pouca gente se sujeitaria.

De novo, o Hyper-threading a fazer enorme diferença nos FPS mínimos. Neste caso a frequência dos “soluços” é suficientemente baixa para não comprometer a jogabilidade, mas o Hyper-threading torna toda a experiência muito mais agradável.

Página anterior 1 2 3 4 5Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo