AnálisesDestaque

Shuttle XPC Cube SZ170R8

BIOS

A BIOS desta motherboards tem um interface clássico e simples. Não suporta funcionalidades mais modernas como navegação com rato ou capturas de ecrã, mas de resto tem todas as opções que importam.

As habituais informações básicas e relógio de sistema, no primeiro separador.

O separador mais interessante, com todas as opções de configuração avançada do sistema (incluindo algumas opções de overclock do CPU).

Algumas opções de segurança.

Configuração de Boot. O Boot Mode vem em modo “legacy” de origem. É necessário mudar para UEFI de modo a habilitar o boot via drives NVMe, como a nossa RD400.

Por fim, as opções de guardar e sair.

Temperaturas

Durante os nossos testes, particularmente em períodos de actividade mais elevada do CPU, a subida de rotação da ventoinha era bastante audível. Isto levou-nos a investigar o comportamento térmico do CPU nesta caixa. Em utilização normal e em benchmarks o CPU poucas vezes ultrapassou os 70ºC e nunca detectámos qualquer throttling. Um dos exemplos mais extremos:

Para testarmos uma situação limite usamos o Prime 95 para stressar o CPU com o cálculo de small FFTs.
O resultado foi o seguinte:
Neste caso a temperatura subiu rapidamente, ultrapassando os 80ºC, altura em que o CPU reduziu a sua velocidade para cerca de 3,7GHz, estabilizando depois nessa velocidade, com temperaturas as rondar os 70ºC.
Tendo em conta que este é um CPU com TDP no limite da capacidade do cooler, estes não nos parecem maus resultados.
Não podemos, no entanto, deixar de vincar mais uma vez a nossa convicção de que um sistema de retenção mais capaz ajudaria a maximizar a eficácia do cooler.

No que respeita à gráfica, este sistema apresenta as limitações deste género de solução, nomeadamente, o pouco espaço para “respirar”, que neste caso é ainda um pouco agravado pelos filtros de pó embutidos, num compromisso  em que, em nossa opinião, os prós ultrapassam os contras.
Em sistemas mais abertos a nossa MSI GTX960 atinge facilmente frequências acima dos 1,3GHz, sem produzir muito ruído. Aqui, raramente ultrapassou os 1.25GHz e com temperaturas e ruído consideravelmente mais elevados. De notar, no entanto, que em situações de carga ligeira, a temperatura no interior da caixa é suficientemente baixa para que as ventoinhas da placa gráfica se mantenham paradas, o que é notável, num sistema tão compacto e prova de que o conceito de cooling usado no CPU funciona.
Para testarmos a gráfica em situação térmica limite usámos o furmark.
A temperatura estabilizou nos 84ºC e a frequência nunca baixou dos 1189MHz. Isto mostra que, embora a situação não seja a ideal, as aberturas presentes na lateral permitem que a performance não seja severamente afectada, ainda que a audição o seja um pouco.
De notar, no fim do gráfico, a quebra rápida de temperatura e velocidade das ventoinhas, bem como a subida quase instantânea da frequência, no momento em que se retirou a tampa da caixa.

Overclock

Em face dos resultados anteriores, facilmente se concluí que overclock, pelo menos com o dissipador incluído, não é a melhor das ideias. Mas sendo uma possibilidade oferecida, não podemos deixar de a experimentar.
Num teste muito simples, limitámo-nos a subir o multiplicador para 44, deixando tudo o resto em automático.
Num teste rápido de CineBench, o CPU começou nos 4,4GHz mas não conseguiu mantê-los, passando, alguns segundos depois, a flutuar entre os 4GHz stock e os 4,2GHz. No final, resultado obtido foi 44 pontos superior aos 898 obtidos com o CPU stock. É um overclock que consegue oferecer alguma performance extra em situações de pico, mas não o consegue fazer de forma sustentada. Ainda assim, não se perde nada em fazê-lo, visto todas as funcionalidades de gestão de energia se manterem intactas.

Quanto às memórias, a BIOS oferece a possibilidade de activar perfis XMP. Após os problemas de compatibilidade iniciais, encarámos esta opção com algum cepticismo. Mas demos-lhe uso de qualquer maneira. Surpreendentemente, o sistema arrancou sem problema. Mas não nos 3200MHz do seu perfil XMP…


Passaram dos 2133MHz stock para 2400MHz, bastante aquém dos 3200MHz. Mas confessamos que após os problemas iniciais que tivemos com a memória e este sistema, até estes 2400MHz foram uma agradável surpresa.

Página anterior 1 2 3 4 5Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo