AnálisesDestaque

Shuttle XPC Cube SZ170R8

Conclusão

A Shuttle é conhecida por manter o conceito geral das suas linhas de produtos, introduzindo refinamentos em cada geração. O Shuttle SZ170R8 é uma das mais recentes iterações da gama XPC cube e apresenta como principais destaques a excelente construção em alumínio, o suporte para 4 discos mecânicos de 3,5’’ e o suporte para motherboards mini-ITX, que lhe confere uma maior versatilidade e longevidade.

O suporte à instalação de 4 drives de 3,5” (convertível em 8 drives de 2,5”) em particular é uma característica única em sistemas deste tamanho. Entre esta capacidade, as 4 slots de ram e as duas slots PCIe, este Shuttle está especialmente apto a cobrir os nichos dos mini servidores, NAS personalizados ou estações de trabalho compactas.
Além destas aplicações mais especializadas, pode também ser a solução ideal para o utilizador comum que procura um sistema compacto e facilmente transportável (tarefa até facilitada pela própria caixa original do produto), mas necessita de mais RAM ou armazenamento do que o que os sistemas mini-ITX tradicionais, baseados em componentes standard, conseguem oferecer.

Nos pontos menos positivos destacamos o ruído um pouco acima do desejável, particularmente quando em carga, e o temperamento “selectivo” no que toca a módulos de memória.

Poder-se ia argumentar que talvez o chipset Z170 seja um pouco desperdiçado neste produto e poderia ser facilmente substituído por uma das opções inferiores, já que a capacidade de overclock é termicamente limitada, mas é uma opção diferenciadora da marca que acaba por ter um impacto mínimo no custo final e a funcionalidade está lá, abrindo outras possibilidades até para os utilizadores mais adeptos do modding.
Para quem preferir opções mais simples, a marca disponibiliza outros modelos baseados em H170 e H110.

Terminamos com apenas um par de sugestões de melhoria de produto: gostaríamos de ver o adaptador de rede WiFi incluído de origem, já que nos dias de hoje faz pouco sentido ser um opcional, e os pinos plásticos de retenção do cooler substituídos por um sistema de backplate e parafusos.

O Shuttle SZ170R8, bem como a muito semelhante versão V2, que troca a porta eSATA por uma segunda porta de rede e a slot miniPCIe por uma segunda slot M.2,  encontram-se no mercado por cerca de 300€. Este é um valor comparável a um conjunto de motherboard Z170 mini-ITX + caixa tipo cubo + fonte de alimentação + cooler para o CPU, aos quais o Shuttle acrescenta as suas capacidades únicas.
Poderá não ser a solução ideal para todos, mas será certamente a única solução para muitos. Recomendado.

 

A ZWAME agradece à Shuttle a disponibilização do equipamento para análise.

Página anterior 1 2 3 4 5

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo