AnálisesDestaque

AMD Ryzen 7 1700 e MSI B350 Tomahawk

A Motherboard

Sendo esta uma motherboard da série “Arsenal Gaming”, a ornamentar a frente da caixa encontramos o míssil que lhe dá o nome.

Na traseira temos as especificações, um esquema do painel traseiro e os habituais destaques de marketing.

No interior, em 1º plano, a motherboard, devidamente protegida num saco anti-estático.

No fundo da caixa encontramos a documentação e acessórios, entre os quais se encontra o manual, o CD com drivers e aplicativos, 2 cabos SATA e o escudo do painel traseiro.

Já fora do saco, a motherboard apresenta um aspecto bastante agradável. Apesar do tema e segmento a que pertence, o uso de cores predominantemente escuras confere-lhe um aspecto sóbrio, capaz de agradar até a utilizadores menos adeptos do “espalhafato” normalmente associado a produtos com a conotação “gaming”.

Na traseira é possível ver o backplate incluído que é parte integrante do socket AM4. Um exemplo que gostaríamos de ver seguido por outras plataformas. Na traseira encontram-se ainda uma série de LEDs, nos cantos e ao longo da linha de separação do PCB do circuito audio, de propósito puramente estético.

Pormenor dos 2 LEDs do canto superior direito.

No painel traseiro encontramos, da esquerda para a direita:
Porta combo PS/2, 2 portas USB 2.0; porta VGA, porta DVI-D; porta HDMI; porta USB 3.0, porta USB-C 3.0; porta de rede, 2 portas USB 3.0; conectores audio.
De notar que as portas vídeo de momento apenas funcionam com APUs “Bristol Ridge”, já que nenhum dos modelos Ryzen actualmente no mercado incorpora um GPU. É, no entanto, expectável que funcionem com os futuros APUs Ryzen “G”.

Pormenor do socket AM4 e da sua envolvente.
As peças de plástico para coolers que usam o sistema de retenção de clip são removíveis, possibilitando a montagem de coolers com sistema de parafusos, como é o caso do cooler stock incluído com o nosso Ryzen 7 1700.
O circuito de alimentação do CPU é constituído por 6 fases, munidas de dissipadores de calor.
4 destas fases são dedicadas aos núcleos, com outras 2 para os “acessórios”, como o controlador de memória, I/O, etc..
Nesta imagem é ainda possível ver, no topo da board, o conector de alimentação do CPU de 8 pinos e o conector de 4 pinos para a ventoinha do CPU. Ao fundo, imediatamente por cima do slot PCIe x1, um segundo conector de 4 pinos, para ventoinha de sistema.

Aqui vemos os 4 slots para memória RAM DDR4.
Em primeiro plano temos o conector de alimentação ATX de 24 pinos e mais dois conectores de 4 pinos para ventoinhas, um dedicado a ventoinhas de sistema (SYS_FAN) enquanto o outro diz ser para uma bomba de água ou 2ª ventoinha de CPU (PUMP_FAN).

Ainda na lateral direita, na metade inferior encontramos um dos conectores internos USB 3.0, posicionado de modo a não interferir com placas gráficas mais compridas, 4 portas SATA e outro conector de 4 pinos para ventoinha.

No fundo da board, na metade direita, temos um conector para porta paralela, dois conectores USB 2.0 e o segundo conector USB 3.0. Junto ao canto encontramos os conectores para os botões e LEDs do painel frontal. Abaixo do dissipador do chipset temos o conector para módulos TPM e à esquerda deste, o pequeno conector de 2 pinos do alarme de intrusão de chassis.

Nesta imagem temos as slots PCIe e PCI. A 1ª slot PCIe x16 possuí um reforço metálico, de modo a suportar melhor o peso das placas gráficas mais poderosas.
No lugar do 3º slot PCI temos um socket M.2 .
À direita da pilha é possível ver o jumper de Clear CMOS.
No fundo, à esquerda, encontramos o conector audio do painel frontal, o conector de 4 pinos para iluminação RGB, o último conector de 4 pinos para ventoinhas e o conector para uma porta série.
A extremidade esquerda inferior é ocupada pelo circuito de audio, isolado do resto da motherboard.

Pormenor do espaço dedicado a módulos M.2. Esta motherboard oferece suporte a módulos com comprimentos até 110mm.

   O CPU na sua nova casa.

Aqui já sem as peças de retenção, de modo a possibilitar a montagem do cooler stock.
A envolvente do socket ganha um ar consideravelmente mais limpo, nesta configuração.

O Toshiba OCZ RD400 também já no seu lugar.

Cooler e memória RAM juntam-se à família.

Todo o sistema , já com a placa gráfica, na nossa benchtable.

O sistema pronto a ser tortur… testado.

Este é um sistema muito bem iluminado.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo