AnálisesDestaque

Arctic Freezer 33 e Freezer 33 Plus (em AM4!)

Unboxing e montagem

A caixa, nos tons de azul característicos da Arctic.

Devido ao facto de quase não fornecer documentação no interior, a Arctic usa a caixa para transmitir o máximo de informação possível. Nesta face temos descriminado o conteúdo.

Na traseira, alguns destaques de marketing e uma comparação com um cooler stock da Intel.

Nesta face encontramos as especificações do cooler e a apresentação de uma das suas características mais interessantes: o modo semi-passivo da ventoinha incluída.

No interior encontramos a ventoinha e uma protecção de cartão a envolver o dissipador e restantes acessórios.

A ventoinha, de 120mm, é um design de 9 pás, nas cores tradicionais da Arctic, com moldura preta e ventoinha branca. O controlo da velocidade é feito por PWM e tem a característica particular de não arrancar até o impulso ultrapassar os 40%, o que lhe confere uma gama de velocidades de rotação de 0 a 1350 RPM, e torna este cooler semi-passivo. O cabo de alimentação incorpora um splitter, de modo a possibilitar a ligação de uma segunda ventoinha.

Os acessórios incluem um backplate para LGA115X, os apoios metálicos para a montagem do cooler, 4 arames de retenção para ventoinha, anilhas de borracha anti-vibração para a ventoinha, parafusos específicos para a montagem em LGA 115x, LGA 2011-3 e Socket AM4 e uma dose da excelente pasta térmica Arctic MX-4. É ainda incluindo um aviso com o perfil de funcionamento semi-passivo da ventoinha, para que os utilizadores não estranhem ventoinhas paradas, e um pequeno cartão com a indicação do local onde encontrar o manual online, incluindo um código QR para acesso directo no telemóvel.

O design geral deste cooler não foge do habitual nas torres de 120mm, com um total de 49 alhetas de alumínio trespassadas  por 4 heat pipes duplos, de cobre.

A espessura do dissipador sem ventoinhas é de 4,5cm.

Vista de topo. A Arctic diz que este arranjo dos heat pipes permite que o ar quente seja espalhado por uma maior área, à saída, e contribui para uma dissipação mais eficiente.

A base. É possível constatar que a Arctic emprega um design de heat pipes de contacto directo, neste cooler.

A montagem em AM4 é bastante simples. O primeiro passo consiste em aparafusar os apoios metálicos no cooler com as “orelhas” voltadas para dentro. De seguida é só aplicar a pasta térmica e aparafusar o conjunto no backplate fornecido com as motherboards.
Em Intel é igualmente simples. Nesses casos os apoios metálicos são aparafusados ao cooler com as “orelhas” para fora. De seguida é só aparafusar ao mecanismo de retenção do CPU, em LGA 2011-3, ou ao backplate fornecido com o cooler, em LGA 115x.

O heatspreader integrado nos CPUs AM4 é bastante grande e é possível ver um pouco do CPU a espreitar por baixo da base do cooler. Isto, como se verá mais à frente, não tem qualquer influência no desempenho.


Em conjunto com a nossa MSI B350 Tomahawk, uma motherboard de dimensões standard e disposição bastante genérica, este cooler não coloca qualquer limitação ao tipo e número de módulos de RAM, permitindo a ocupação de todas as 4 slots com módulos de qualquer altura. 

Aspecto do cooler montado, de vários ângulos.

 

O sistema pronto a “dar calor”. Esperemos que pouco.

A Arctic forneceu-nos, à parte, uma ventoinha extra, que permite tornar este cooler no que é efectivamente um Arctic Freezer 33 Plus.
Naturalmente, testamos também essa configuração.

Para quem preza o aspecto estético, a segunda ventoinha vale logo a pena, quanto mais não seja,  pela simetria conferida a todo o conjunto.

Pormenor da ligação da segunda ventoinha ao splitter embutido da primeira.

 

O sistema a postos para o teste desta configuração.

 

Página anterior 1 2 3 4Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo