AnálisesDestaque

AMD Ryzen 5 1600

Conclusão

Após o teste, as conclusões a que chegamos são largamente as mesmas da análise ao Ryzen 7 1700, transpostas para este segmento.
O Ryzen 5 1600 oferece níveis de poder de processamento sem precedentes, nesta faixa de mercado, com performance em cenários multi-threaded muito acima de qualquer i5, sem comprometer a performance de threads individuais, na maior parte dos casos.

Este CPU encontra-se à venda por 230€, o que o coloca em competição directa com os i5 7500 e 7600. Para quem pretende um CPU apenas para jogar, e nada mais, os i5 ainda são a melhor aposta, particularmente para quem não tem interesse em overclock. Para quem faz mais com o seu sistema, o Ryzen 5 1600 parece-nos, de longe, a melhor opção, constituindo uma opção mais equilibrada e com maior potencial de longevidade face à oferta da Intel.

Dentro da própria gama, o Ryzen 5 1600 também sobressai como o modelo mais equilibrado. Os modelos quad-core perdem uma boa parte da vantagem em multi-thread que caracteriza estes CPUs. O 1400 ainda pode ser uma boa opção para orçamentos mais apertados, com o suporte a overclock a ser uma mais valia nesses casos; já o 1500X tem preço demasiado próximo do 1600 para justificar a perda de 2 núcleos. Quanto ao 1600X, parece-nos um salto de preço demasiado elevado, ao qual se junta a necessidade de adquirir um cooler em separado, apenas por alguma frequência extra, que pode ser facilmente recuperada com overclock.

Em resumo, salvo casos específicos, o Ryzen 5 1600 parece-nos claramente o CPU a adquirir, nesta faixa de preço. Recomendado.

 

Página anterior 1 2 3 4

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo