Benchmarks
O nosso actual sistema de testes tem a seguinte composição:
CPU | AMD Ryzen 7 1700 @stock |
Motherboard | MSI B350 Tomahawk |
RAM | Corsair Dominator Platinum 2x8GB DDR4 3200MHZ @2133MHz CL15 Corsair Vengeance LPX 2x16GB DDR4 2400MHZ G.Skill FlareX 2x8GB DDR4 3200MHz |
Placa gráfica | MSI GTX960 Gaming 2GB |
Drive de sistema | Toshiba OCZ RD400 512GB |
Cooling | Arctic Freezer 33 |
Fonte de alimentação | Corsair CS750M |
Caixa | Benchtable |
AIDA64
O salto de largura de banda permitido pelos 3200MHz é muito considerável.
A baixa latência permitida por estes kit de memória é impressionante. CL14 combinados com 3200MHz reduzem a latência real a uns meros dois terços da produzida por CL15 a 2133Mhz.
CineBENCH R15
O CineBench não é particularmente sensível à performance da memória. Temos alguns ganhos, mas são marginais.
No teste de OpenGL os ganhos são mais notórios. Aparentemente a maior largura de banda facilita a vida ao CPU, na hora de alimentar a placa gráfica.
LuxMark 3.0
No LuxMark, o impacto da memória já é mais notório, com o salto para 3200MHz a permitir um acréscimo de desempenho na ordem dos 13%.
x265
Outro teste pouco sensível à memória onde, ainda assim, as G.Skill tiram um par de segundos ao tempo de codificação total.
7-Zip
Esta é uma tarefa que habitualmente beneficia imenso de memória mais rápida e as G.Skill produziram, de facto, os melhores resultados, mas a diferença ficou um pouco aquém do que esperávamos.
Talvez os 16MB de cache L3 do Ryzen tenham aqui algum impacto, a diminuir a dependência da memória.
y-cruncher
Um benchmark numérico que incluímos por utilizar copiosas quantidades de memória RAM. Os 3200MHz ajudam a reduzir quase 20s ao tempo de cálculo, em relação aos 2133MHz base.
Jogos
Rise of the Tomb Raider
Neste jogo os FPS médios não são afectados, mas memória mais rápida ajuda bastante a subir os FPS mínimos, para uma experiência de jogo mais consistente.
GRID Autosport
Memória lenta é um claro ponto de estrangulamento neste jogo, nesta plataforma, com as G.Skill a permitirem bons ganhos tanto nos FPS mínimos como na performance geral.
GTA V
No GTA V, à semelhança do RotTR, os ganhos estão essencialmente nos FPS mínimos, contribuindo para uma maior suavidade ao longo de toda a sessão de jogo.