AnálisesDestaque

Gigabyte Aorus AX370-Gaming 5

Conclusão

Esta é uma motherboard muito completa e claramente apontada ao público entusiasta e com necessidades mais particulares.

O grande destaque  é, talvez, a iluminação RGB embutida. Esta característica está muito bem implementada e inclui a possibilidade de expansão via dois conectores para fitas LED externas, um RGB e um RGBW.
Mas julgar esta board apenas pela estética é um erro, já que ela oferece muito mais do que isso, e até quem opte por desligar todos os LEDs tem imensos motivos para a considerar.
Ficámos particularmente impressionados com a sua grande robustez  e qualidade de construção geral, com o circuito de alimentação do CPU de grande qualidade, as 10 portas USB no painel traseiro e a grande facilidade com que obtivemos bons overclocks, tanto do CPU como das memórias, especialmente estas últimas, já que é algo que ainda é um pouco problemático nesta plataforma.
Destacamos também a inclusão de uma porta U.2, 8 conectores para ventoinhas com controlo PWM, com dois deles a serem capazes de fornecer até 2 Amperes, as duas portas de rede Gigabit e o circuito de áudio integrado com duplo codec ALC 1220 que possibilita a utilização de auscultadores de grande impedância tanto no painel traseiro como no painel frontal.
Os utilizadores mais entusiastas apreciarão ainda a grande qualidade do circuito de alimentação do CPU, os 9 sensores de temperatura integrados, dois deles externos, a BIOS dupla, os botões de on/off e reset embutidos na motherboard e os LEDs e mostrador de diagnóstico.

Do lado do software, a Gigabyte brinda-nos com uma das melhores experiências do mercado. Não é que outras marcas não ofereçam funcionalidade semelhante, mas a integração de todas as aplicações na APP Center, a facilidade de gestão das mesmas que esta permite e o design e interface comum contribuem para uma experiência particularmente agradável.

No fim, e em face de tudo o que esta motherboard oferece, não podemos deixar de sentir que a inclusão de WiFi integrado seria a cereja no topo do bolo. Talvez numa próxima revisão.

Esta motherboard encontra-se no mercado por cerca de 200€. Face a tudo o que oferece, parece-nos um valor muito razoável e com motherboards deste nível nos 200€ até se torna difícil encarar com seriedade modelos cujos preços chegam a ser 50% superiores.
Ainda assim, esta não é, nem pretende ser, uma motherboard para todos os utilizadores, com vários modelos baseados em B350 a dar uma melhor resposta às necessidades mais comuns.
Mas quem procura uma motherboard com níveis superiores de qualidade e funcionalidade, deve considerar seriamente esta AX370-Gaming 5. Recomendada.

A ZWAME agradece à Gigabyte a disponibilização do equipamento para análise.

Página anterior 1 2 3 4 5

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo