AnálisesDestaque

Análise ao bom gigante Noctua NH-D15

Temperaturas

 

CPU AMD Ryzen 7 1700 @stock
AMD Ryzen 7 1700 @3,8GHz
Motherboard MSI B350 Tomahawk
MSI X370 SLI Plus
RAM Corsair Dominator Platinum 2x8GB DDR4 3200MHZ @2133MHz CL15
Corsair Vengeance LPX 2x16GB DDR4 2400MHZ @2133MHz CL15
Placa gráfica MSI GTX960 Gaming 2GB
Drive de sistema Toshiba OCZ RD400 512GB
Cooling AMD Wraith Spire RGB
Arctic Freezer 33
Arctic Freezer 33 Plus
Corsair H100i V2
Corsair H115i
Noctua NH-D15
Fonte de alimentação Corsair CS750M
Caixa Benchtable

A nossa actual metodologia de teste consiste em correr o cliente do projecto de computação Folding@home durante períodos mínimos de meia hora e anotar a temperatura de equilíbrio, num teste que alia grande intensidade de processamento e utilidade prática.
Os coolers foram testados para a frequência stock e com overclock para 3,8Ghz, com 1,36V de vcore.
Para a avaliação do ruído dispomos de um medidor que apenas reporta valores acima de 30dB, pelo que a maioria dos comentários a esse respeito será sujeita à nossa impressão subjectiva. Todos os valores de dB eventualmente mencionados foram obtidos a 15 cm das ventoinhas. Recordamos que o sistema de testes se encontra numa benchtable aberta.
Todas as temperaturas do CPU foram obtidas, ou normalizadas para, a temperatura ambiente de 25ºC.

Com o sistema em repouso, as ventoinhas do Noctua rodam a parcas 250RPM. A utilização da segunda ventoinha dá uma boa ajuda a mover ar, a estas velocidade, particularmente pela 1ª torre, resultando num decréscimo de 2ºC na temperatura.
Como seria de esperar, uma velocidade tão baixa resulta num quase absoluto silêncio, sendo impossível distinguir este cooler de uma solução passiva, neste caso.

 

Neste teste tivemos um resultado um pouco caricato, com a utilização de uma ventoinha a ter um resultado ligeiramente melhor do que duas.
A explicação é simples: com duas ventoinhas montadas, estas rodam a cerca de 450RPM e estabilizaram a temperatura nos 46ºC; com apenas uma, esta começou por rodar nas 500RPM e a temperatura subiu até aos 49ºC, altura em que a ventoinha aumentou a sua velocidade para cerca de 650RPM, o que levou à descida da temperatura do CPU, estabilizando nos 45ºC.
Em ambos os casos, imperou o silêncio, com as ventoinhas a serem audíveis apenas com o ouvido “encostado”.

Utilizando as ventoinhas no seu máximo, obtêm-se melhorias consideráveis, com este cooler a bater até as soluções de watercooling AIO.
O preço a pagar é o fim do silêncio, com as ventoinhas  serem notoriamente audíveis, a 1500RPM. Ainda assim, temos de dizer que a relação ruído/”vendaval” criado não deixa de ser impressionante, com as ventoinhas a não registarem mais do que 31dB. O tipo de ruído criado também não é dos mais incomodativos, tendo um registo mais grave do que o habitual. É perfeitamente tolerável durante períodos de maior actividade, particularmente se instalado dentro de uma caixa fechada.
Quem não suportar ruído em situação nenhuma, mas quiser o CPU o mais fresco possível, pode utilizar os adaptadores de baixo ruído fornecidos. Estes adaptadores baixam a velocidade máxima para as 1200RPM devolvendo o sistema ao quase silêncio sacrificando apenas 1 a 2ºC da temperatura.

 

Com overclock, as soluções AIO apresentam alguma vantagem de temperaturas em relação a este Noctua. Já na questão do ruído, o Noctua puxa dos galões. É verdadeiramente impressionante como ventoinhas a rodar nas cerca de 900 RPM produzem tão pouco ruído. É notável o silêncio conseguido por este cooler, mesmo quando tem de lidar com um CPU com overclock em plena carga.
A utilização de apenas uma ventoinha agrava a temperatura em 2ºC, com a velocidade a estabilizar nas 950 RPM. O ruído é semelhante em ambos os casos: quase imperceptível.


Com as ventoinhas a rodar à máxima velocidade, a diferença de eficácia para as soluções AIO é largamente esbatida.
No que toca ao ruído, mantêm-se as considerações tecidas para a situação de velocidade máxima com o CPU à frequência de origem. Como o leitor já estará a adivinhar, o desempenho neste aspecto é bastante superior às restantes soluções testadas.

Página anterior 1 2 3 4Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo