AnálisesDestaque

Noctua NH-L12

Temperaturas

CPU AMD Ryzen 7 1700 @stock
AMD Ryzen 7 1700 @3,8GHz
Motherboard MSI B350 Tomahawk
MSI X370 SLI Plus
RAM Corsair Dominator Platinum 2x8GB DDR4 3200MHZ @2133MHz CL15
Corsair Vengeance LPX 2x16GB DDR4 2400MHZ @2133MHz CL15
Placa gráfica MSI GTX960 Gaming 2GB
Drive de sistema Toshiba OCZ RD400 512GB
Cooling AMD Wraith Spire RGB
Arctic Freezer 33
Arctic Freezer 33 Plus
Corsair H100i V2
Corsair H115i
Noctua NH-D15
Fonte de alimentação Corsair CS750M
Caixa Benchtable

A nossa actual metodologia de teste consiste em correr o cliente do projecto de computação [email protected] durante períodos mínimos de meia hora e anotar a temperatura de equilíbrio, num teste que alia grande intensidade de processamento e utilidade prática.
Os coolers foram testados para a frequência stock e com overclock para 3,8Ghz, com 1,36V de vCore.
Para a avaliação do ruído dispomos de um medidor que apenas reporta valores acima de 30dB, pelo que a maioria dos comentários a esse respeito será sujeita à nossa impressão subjectiva. Todos os valores de dB eventualmente mencionados foram obtidos a 15 cm das ventoinhas. Recordamos que o sistema de testes se encontra numa benchtable aberta.
Todas as temperaturas do CPU foram obtidas, ou normalizadas para, a temperatura ambiente de 25ºC.

Neste caso, o uso de ventoinhas de diferentes tamanhos tornou a comparação das configurações possíveis particularmente interessante.
Vamos aos resultados!

Em idle ambas as configurações apresentaram valores algo elevados, mesmo em relação a soluções semi-passivas, como o Arctic Freezer 33.
Pensamos que tal se deve à geometria do cooler promover a concentração de ar quente na zona do socket, particularmente com velocidades de rotação muito baixas, como as que se verificam nesta situação, na ordem das 180 RPM para a ventoinha de 120mm e cerca de 300RPM para a ventoinha de 92mm.
Pela positiva, é virtualmente inaudível.

Em load, o desempenho térmico da configuração de baixo perfil continua a não impressionar, sendo até um pouco pior que o cooler stock. A adição da ventoinha de 120mm melhora o desempenho consideravelmente.
Neste cenário a ventoinha de 92mm roda a cerca de 1050 RPM e a de 120mm não ultrapassa as 660 RPM.
Em ambos os casos, o silêncio impera, com as ventoinhas a serem virtualmente inaudíveis.

Com as ventoinhas a 100% mantêm-se a tendência anterior: bom desempenho para o conjunto completo, mas com o modo de baixo perfil a não se destacar da solução stock.
No desempenho acústico é onde a Noctua puxa dos galões e se destaca da maioria dos restantes elementos, em ambas as configurações.
Apesar da ventoinha de 92mm chegar às 1800RPM, 200RPM acima do máximo anunciado!, o ruído não ultrapassa os 31 dB, no nosso medidor. A ventoinha é claramente audível, mas o som produzido é estranhamente contido, soando até algo abafado. Acreditamos que a posição pouco convencional da ventoinha dê uma boa ajuda, neste caso.
A ventoinha de 120mm também se faz ouvir, a rodar nas 1500 RPM máximas. É, no entanto, algo que facilmente se perde no ruído de fundo. Neste caso o nosso medidor regista medições intermitentes de 30dB, estando no limiar da sua sensibilidade.

Usando apenas a ventoinha de 92mm, este cooler não é, definitivamente, o mais indicado para overclock, mal se superiorizando à solução stock. O esforço em controlar a temperatura é espelhado no facto de a ventoinha atingir a velocidade máxima logo no modo automático.
Já na configuração completa, o desempenho melhora consideravelmente, e este cooler acaba por se revelar competente a lidar com overclocks moderados, apesar das advertências da Noctua. Neste caso, a ventoinha de 120mm roda a cerca de 1300RPM, ficando um pouco abaixo do seu máximo, revelando assim uma pequena reserva de capacidade de dissipação.

Essa reserva acaba por se traduzir num ganho de um mero grau. Considerando o público e utilização alvo deste dissipador, este é um grau que provavelmente não compensa ganhar, sendo preferível optar pelo maior silêncio proporcionado pela regulação automática.
O desempenho da configuração de baixo perfil, com apenas a ventoinha de 92mm, é semelhante ao cenário automático, visto que o cooler já se encontrava no limite da sua capacidade nessa situação.

Página anterior 1 2 3 4Página seguinte
Etiquetas

Artigos Relacionados

Back to top button
Close
Close