AnálisesDestaque

Noctua NH-L12

Conclusão

O Noctua NH-L12 é um cooler apontado a um nicho muito especifico e tem de ser analisado nessa perspectiva. Quem não tem falta de espaço e busca apenas a melhor capacidade de refrigeração pode, desde já, procurar outra solução.
Quem procurar um cooler de dimensões compactas, silencioso e com bom desempenho, tem neste dissipador uma solução muito interessante.

Na sua configuração completa, usando as duas ventoinhas, revelou uma excelente combinação de desempenho e silêncio. Não é o dissipador mais fresco que já testamos, nem era expectável que o fosse, mas é consideravelmente superior a qualquer solução stock. Nesta configuração, revelou-se inclusive capaz de lidar com overclocks moderados sem sacrificar demasiado o silêncio de operação, o que constitui uma façanha de respeito, para coolers deste formato.

Já a configuração de perfil ultra-baixo, que faz uso apenas da ventoinha de 92mm deixa um pouco a desejar. Acreditamos que quando comparado com soluções stock menos capazes, nomeadamente os coolers stock actualmente fornecidos pela Intel, ou como solução para CPUs vendidos sem qualquer dissipador, esta se afigure uma boa opção para quem necessite de um cooler compacto e silencioso. Mas no caso concreto da utilização com CPUs vendidos com o AMD Wraith Spire, o cooler stock que nos serve de base de comparação, não nos parece compensar o investimento, de todo, já que o desempenho térmico é semelhante à solução stock e a nível acústico só se destaca realmente nas situações de carga mais elevada.
A solução da Noctua é criativa e tem os seus méritos, mas é notório que a pequena ventoinha de 92mm desperdiça muito do potencial de dissipação deste cooler.

Este cooler é vendido por cerca de 50€, um valor que nos parece muito razoável, considerando o desempenho e possibilidades particulares que oferece, e que aliados aos 6 anos de garantia, à irrepreensível qualidade de construção e ao tradicional suporte da Noctua justificam o porquê de este cooler se manter como uma referência no seu segmento particular. Para colocar em perspectiva o valor deste conjunto, lembramos que a ventoinha NF-F12 PWM tem, só por si, um valor de mercado de 20€.
Leva, desta forma, o nosso recomendado, dentro do seu nicho.

A ZWAME agradece à Noctua a disponibilização do produto para análise.

 

Página anterior 1 2 3 4

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo