AnálisesDestaque

Shuttle XPC slim DH110SE

Benchmarks

Browser

Para os benchmarks decidimos comparar o Pentium G4560 nesta caixa da Shuttle contra este mesmo Pentium numa caixa ATX com o chipset Z170.
Os primeiros testes que fizemos foi de browser, já que hoje em dia o browser é tão prevalente que muitas vezes é a única aplicação para muitos utilizadores. Fizemos este teste com o Chrome 56 e como podem verificar, este processador no Shuttle tem um pouco menos performance. Não consegui encontrar explicação para este comportamento que se repete noutros benchmarks seguintes. O cpu não faz throttling (Testei com o stress test do y-cruncher), os drivers eram os últimos, o sistema operativo era o mesmo Windows 10 com os últimos updates.

PcMark 7

No PCMark 7 repete-se este comportamento, sendo que em enterteinment é onde se nota mais. Devido a isto, testei um ficheiro pesado 4K no MPC-HC, com aceleração de Gpu, no Shuttle e ele não teve problemas em fazer playback desse ficheiro.
Nas outras categorias, o Shuttle também perde, mas por uma margem menor e que será menos perceptível.

PcMark 8

O PCMark 8 confirma esta tendência. O Pentium G4560 volta a perder por uma margem algo considerável nas três categorias. Dito isto, não há nenhuma em que a diferença seja escandalosa.

PcMark 10

Nota desde já, este comparativo no PCMark 10, um benchmark que saiu à poucos dias não serve para fazer uma comparação directa entre o Shuttle e o 6700K + iGpu. Coloco aqui estes gráficos apenas por uma questão de curiosidade e poderemos usar estes valores em Benchmarks futuros.

X265

Em enconding de video x265 o Shuttle perde, mas por uma margem muito mínima. Podemos dizer que a diferença está entre a margem de erro, de tão pouco significativa que é.

Cinebench 15

O Cinebench 15 confirma o benchmark anterior. Em rendering, a desvantagem é mínima e perfeitamente dentro da margem de erro. Tanto usando uma thread como quatro, o Pentium dentro do Shuttle comporta-se bem.

Luxmark 3

No Luxmark 3, um benchmark que mede a performance do Cpu em Opencl, a margem volta a ser grande. Não consigo compreender a diferença de performance usando o mesmo processador. O facto é que, por algum motivo, a performance neste Shuttle é bastante pior em alguns benchmarks.

Jogos

Nos quatro jogos que fiz benchmarks, não há grande diferença entre as duas plataformas. Na maior parte dos gráficos, os resultados são iguais e quando não são, a diferença é de um ou dois frames por segundo, o que entra dentro da margem de erro. Este Shuttle não foi feito para jogar, mas pelo menos vê-mos que aqui a performance não piora em relação a outras plataformas com o mesmo processador.

Por último referir as temperaturas. Em idle ele anda pelos trinta e poucos graus e o computador não se ouve. Em full load anda pelos sessenta graus e se estiver durante muito tempo em full load, chega perto dos setenta graus e as ventoinhas já se ouvem um pouco. Tanto a temperatura como o som das ventoinhas não atingem valores altos.

Página anterior 1 2 3 4Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo