AnálisesDestaque

Shuttle XPC slim DH110SE

Notas finais e Conclusão

Para estas notas finais e conclusão vou começar por falar nos pontos positivos. O sistema é muito pequeno a nível de dimensões e volume (Um pouco menos que uma board mini-itx), mas não usa processadores de portátil soldados. Dá ao utilizador a hipótese de escolher o processador desktop que quiser, até 65 W. A nível de construção é excelente, um pouco construído como um tanque, o que já não é muito frequente ver no mundo desktop e mais frequente em computadores industriais, que ele também se insere. Não é preciso fonte e vem de origem com um transformador. Possibilidade de ligar dois monitores ao iGpu. 100% de estabilidade, mesmo estando muito tempo em full load, com temperaturas e barulho muito razoáveis tendo em conta o processador e o volume da caixa. Bom sistema de cooling, parcialmente em cobre e com heatpipes.

As limitações e os pontos negativos são também vários. Apesar de ser pouco mais pequena que uma motherboard mini-itx, não tem slots de expansão Pci-Express, por exemplo para uma gráfica. O disco M.2 é sata e não é possível usar os de maior tamanho. Não vem com uma placa wireless, apesar de admitir que por 20€ o utilizador pode comprar uma placa topo de gama. Para utilizações industriais é estranho não ter saída video VGA e saídas, sem ser por uma extensão, de portas serie. O maior problema de todos é a performance em alguns benchmarks, que fica bem aquém da performance de um sistema Z170 com o mesmo processador. O mais estranho ainda é só ser em alguns benchmarks e não encontrar uma razão para o sucedido. Talvez o ponto performance não seja o mais importante para quem vai comprar um sistema destes, mas há algo que não bate certo.

Para finalizar, dizer que apesar destas limitações e pontos negativos, este é um sistema interessante, porque já não se vêm muitos computadores com esta qualidade de construção e poder-se usar um processador desktop num sistema tão pequeno como este.

Página anterior 1 2 3 4

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo