AnálisesDestaque

Noctua NH-U12S

Unboxing

A caixa matem o mesmo estilo de todos os restantes produtos da Noctua.

Aqui temos as especificações completas e um esquema do cooler.

Uma descrição geral em vários idiomas.

Algumas características que a Noctua escolheu destacar.

 

Ao abrir a embalagem encontramos uma caixa com os acessórios.

E, por baixo, o cooler.

A caixa dos acessórios separa-os em vários compartimentos.

Entre as partes comuns temos um tubo de pasta térmica Noctua NT-H1, um adaptador de baixo ruído para  a ventoinha e um par de clips de retenção extra, para uma eventual segunda ventoinha.

Além dos clips, a Noctua inclui ainda um conjunto de espaçadores especialmente concebidos para uma segunda ventoinha colocada em modo “pull”.

A chave de parafusos standard que a Noctua inclui com todos os seus coolers.

O kit de montagem para Intel LGA 115x e LGA 2011(-3). O backplate incluído para LGA 115x é integralmente metálico e transborda solidez.

O kit de montagem para AMD AM2/3(+) e FM1/2(+).

A quem pretender usar este cooler na mais recente plataforma AM4, da AMD, a Noctua disponibiliza gratuitamente o kit de montagem NM-AM4-UxS e também disponibiliza a versão para AM4 que é o Noctua NH-U12S SE-AM4. A vantagem de comprar a versão em análise é que vão poder ter o kit AM4 gratuitamente e ainda ficam com os adaptadores para os restantes sockets.

Este kit difere ligeiramente do NM-AM4, utilizado por outros modelos, na geometria das barras de montagem.

São fornecidas barras para montar o cooler nas duas direcções principais, uma evolução face às plataformas AM2/3(+) e FM1/2(+), onde só era possível a montagem na vertical.

O dissipador vem, como é hábito na Noctua, muito bem protegido, numa segunda embalagem de cartão.

À primeira vista, este cooler não difere muito da configuração típica das torres de 120mm. O elemento mais diferenciador acaba por ser a ventoinha, com as suas cores inconfundivelmente Noctua.

Este cooler emprega 5 heatpipes de cobre niquelado que conduzem o calor do CPU até 50 alhetas de dissipação de alumínio.

Devido à sua maior curvatura, os heatpipes do interior não fazem contacto com as 3 primeiras alhetas.

Vista de topo.

A base é semelhante à de todos os outros Noctuas, de cobre niquelado, com um acabamento de micro-estrias concebido para facilitar o espalhamento uniforme da pasta térmica.

Pormenor das estrias da base e dos heatpipes.

Um dos dois parafusos de retenção. Estes parafusos são tencionados por molas.

A ventoinha incluída é a já nossa conhecida Noctua NF-F12 PWM. Esta ventoinha, com controlo por PWM, pode rodar entre as 300 e as 1500RPM e tem um tempo médio entre falhas de mais de 300.000 horas.

 

Montagem

Para montar este cooler em AM4 começa-se por se aparafusar as traves de fixação ao backplate incluído com todas as motherboards AM4.
Em Intel o processo é semelhante, usando-se as traves respectivas em conjunto com o backplate fornecido pela Noctua, em LGA 115x ou simplesmente aparafusado ao socket, em LGA 2011-3.

Pormenor dos espaçadores entre as traves e a motherboard e dos dois pontos de fixação do cooler.

De seguida é só colocar um pouco de pasta térmica, alinhar os parafusos do cooler com os respectivos pontos de fixação e dar pequenos apertos alternados até estes deixarem de rodar.

Um parafuso totalmente apertado.

O dissipador já devidamente fixado no lugar. 

Por fim, é só montar a ventoinha e liga-la no conector para a ventoinha do CPU, na motherboard. E está pronto a desempenhar a sua função. 

Nesta posição, o cooler não tem qualquer interferência com a memória, sendo possível utilizar módulos de qualquer tamanho na totalidade das slots.

Quem preferir, pode montar o cooler rodado de 90º, usando para isso as traves mais curtas fornecidas com o kit NM-AM4-UxS. 

Esta configuração pode, no entanto, impedir a utilização de módulos particularmente altos no 1º slot de memória. No nosso caso, impediu a montagem dos Corsair Dominator Platinum, módulos que chegam aos 5,5cm. Módulos mais convencionais, como os G.Skill Flare X do exemplo, não devem levantar problemas. 

Quem pretender acrescentar uma segunda ventoinha NF-F12 PWM, para uma configuração “push-pull”, deve trocar os apoios de borracha anti-vibração da ventoinha em “pull” pelos de maior espessura incluídos.

A diferença de espaçamento é notória. A nossa experiência diz-nos que este afastamento é motivado por questões acústicas e não tanto de performance, evitando a formação de silvos agudos, bastante comuns em configurações “push-pull” em rotações mais elevadas.

Tudo a postos para o teste. 

O cooler já em acção.

Página anterior 1 2 3 4Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo