AnálisesDestaque

ECS Liva Z Plus

Fotos

Esta foi a caixa que nos chegou, de cartão e com umas dimensões que nos pareceram à primeira vista serem muito grandes. A cor dominante é o preto, o que faz ter um bom aspecto. Na parte de baixo só temos os códigos de barras e os símbolos da ECS e Liva Z Plus.

Na tampa de cima temos a imagem do Liva Z Plus rodeado pelo sol (?) e uma frase de marketing “Show you more versatile life”, talvez a indicar que este mini-pc pode ter várias funções, como simples PC, NAS, Firewall, Media Center, etc. Em seguida tem poucos símbolos. Só o da ECS, Liva Z plus, HDMI e Intel.

Em contraponto à tampa de cima, por baixo temos apenas um símbolo da família de mini-pcs da ECS, que se chamam todos Liva, rodeado de preto.

Num dos lados temos as especificações de hardware deste mini-pc. Podemos concluir logo que é muito parecido ao hardware de um portátil, tirando as duas placas de rede ethernet.

Quando abrimos a caixa, somos surpreendidos pelo facto do Liva só ocupar praticamente 1/4 da caixa e estar a um dos cantos. É aí que podemos admirar como este computador é pequeno, apesar de ter boas especificações de hardware.

O que ocupa o resto da caixa? O transformador de 65W (mais que suficiente como irão ver) e a placa VESA que permite montar o computador atrás de um monitor.

E aqui temos a parte de cima do Liva, com um relevo curvo e uma circunferência com o símbolo do Liva lá dentro. A caixa é de plástico, mas apesar disso, tem muito boa aparência.

De um dos lados está uma saída de ar, para o cooler interno do Liva. Ele de facto tem arrefecimento activo, mas neste volume tão pequeno e com este processador, não havia outra forma. No entanto posso adiantar que no uso comum ele é muito silencioso e mesmo em full load o barulho é pequeno.

Na parte da frente, mais à esquerda, temos o botão de on/off com um led à volta quando está ligado. Em seguida temos três portas USB 3.1 Gen 1 Type-A, seguido por uma porta USB 3.0 Type-C. Por fim, a saída de som.

Na parte de trás, da esquerda para a direita, temos uma porta Mini-Displayport, uma porta HDMI, duas placas de rede ethernet sendo que uma é da Intel e a outra da Realtek, e por fim a entrada para ligar o transformador.

Na parte de baixo do Liva, temos um autocolante com as certificações dele, dois buracos para montar a base VESA e quatro parafusos para se poder aceder ao interior dele.

Esta é a foto que gosto mais, porque se pode ver o Liva ao lado de outros objectos pequenos. A meu ver, o mais interessante é a ventoinha Noctua de 120 mm, pois tem um tamanho muito parecido com o Liva. O próprio Rato não é muito mais pequeno que o Liva. Ao vivo, é impressionante a pequenez deste computador.

Passemos então para o interior do Liva. Abrindo o computador por baixo, podemos ver que a maior parte da área é ocupado com os slots SODIMM, na parte de cima, enquanto em baixo está visível o SSD M.2 2242. O cpu e o cooler não estão deste lado da motherboard. E onde está a placa wireless?

Mais de perto, podemos ver o SSD M.2 2242 da Transcend, que é uma das poucas marcas que fabrica SSDs com esta dimensão. Este transcend funciona em modo SATA.

Para um teste justo, trocamos a memória single channel que acompanhava o Liva, pelo Kit da Corsair de 16GB, ValueSelect. Em relação à pergunta, onde está a placa wireless, podem ver nesta imagem que se encontra por baixo do SSD.

Visto mais de perto, podem ver que a placa wireless é uma Intel 8265, a topo de gama da Intel, que suporta ac e dual band. A antena é interior.

Virando a motherboard, podemos ver de lado os conectores e o cooler por cima do processador. Na parte de cima, colado à tampa, encontra-se o blower, confirmando assim o cooling activo.

Olhando para o dissipador, podemos ver que é composto, por cima do processador, por cobre, ligado a heatpipe em cobre, que chega a um dissipador em alumínio.

Olhando para o blower, podemos ver a sua orientação para um dos lados da caixa. Esta ligação não é directa, mas este lado da caixa tem aberturas para deixar sair o calor. O blower é muito silencioso, tanto em uso leve como em load.

Página anterior 1 2 3 4Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo