ArtigosDestaque

AMD Ryzen 7 1700 vs Intel Core i7 6700K em Linux

Video

Começando pelos testes de encoding de video, uma das secções de testes onde o dobro de cores deveria trazer melhores resultados. Na prática, tanto com o FFmpeg como com o Mencoder o i7 6700K ganha e no caso do FFmpeg, ganha com quase o dobro da vantagem. Só em codificação de VP8 é que o Ryzen é um pouco mais rápido, mas não por larga margem.

Áudio

Seguimos para a codificação de Áudio. Nestes testes, grande parte dos benchmarks não são multithreaded e por isso é normal que o Intel i7 ganhe. No entanto, não ganha com larga margem, sem ser em ficheiros FLAC. Sinceramente, nesta secção, estava à espera que o Intel ganhasse por uma margem maior, tendo em conta a diferença a nível de clock entre os dois processadores e por ter uma arquitectura melhor.

Imagem

A nível de tratamento de imagem, as coisas são bastante mais equilibradas. Reparei que no GIMP e tjbench eles só usam 1 core e por isso é natural que o i7 ganhe com alguma vantagem. No entanto o cenário muda bastante no Darktable (um programa desktop para tratamento de imagem) e no GraphicsMagick (que é bastante usado em tratamento de imagem em servidores). Estes dois benchmarks usam os cores disponíveis e por isso o Ryzen ganha e ganha muitas vezes com uma vantagem muito larga.

Rendering

Rendering, uma das tarefas que mais usa todos os cores disponíveis. Testei 6 programas que fazem renderização e em todos o Ryzen ganha. Não é propriamente uma surpresa. Quem tem esta tarefa como grande parte do seu trabalho no dia a dia, não há que enganar, o Ryzen 7 é um excelente processador para renderização. Aqui, um comprador não tem que ter dúvidas de qual é o melhor.

Página anterior 1 2 3 4 5 6Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo