ArtigosDestaque

AMD Ryzen 7 1700 vs Intel Core i7 6700K em Linux

Cache/RAM

Estes três testes de RAM e Caches, a meu ver, são dos mais importantes para a AMD. Relembro que o Bulldozer a nível das caches (especialmente a L3) e controlador de memória, era um autêntico desastre. Com o Ryzen, parece-me que a maior parte dos problemas foram ultrapassados, mas agora coloca-se outra questão. Será que dual channel chega para alimentar 8 cores /16 threads? Em algumas situações penso que não e isso vê-se noutros resultados em que o aumento da velocidade das memórias, faz com que a performance do Ryzen escale proporcionalmente. Isso significa que em muitos casos, o processador está à espera da memória.

Benchmark Geral

Coloco aqui este benchmark, o Hint, como uma curiosidade. Este benchmark não testa só o processador, mas tem em conta, também, outros componentes do sistema. E aqui o 6700K tem uma ligeira vantagem ao Ryzen 7 1700.

Conclusão

Quando pensei em fazer testes de Estações de trabalho/Servidores entre o AMD Ryzen 7 1700 e o Intel Core i7 6700K, achei que os resultados iam indicar a mesma coisa. Neste tipo de trabalho para um computador, costuma ganhar o que tem mais cores/threads e o Ryzen tem o dobro, por isso ia ser “fácil” para ele ganhar. No entanto, não é isso que acontece. E as razões para isso não acontecer, a meu ver, são as seguintes:

  • Mesmo nesta área ainda há testes que só usam uma thread ou que não conseguem usar mais que as 8 threads que o Ryzen tem.
  • O 6700K tem 1GHz a mais de clock base e quando só é preciso usar uma thread, esse pormenor faz toda a diferença.
  • A arquitectura Skylake da Intel é melhor que a do AMD Zen usada pelos Ryzen.
  • Em alguns testes, penso que o controlador de memória dual channel do Ryzen não consegue “alimentar” os 8 cores/16 threads dele.
  • Alguns testes são tão rápidos, que mesmo sendo multithreaded, não chegam a conseguir “usar” um processador que tenha mais threads, mas menos clock.
  • Em Linux, o primeiro kernel a ter um suporte ok para o Ryzen é o 4.10 e é esse que estou a usar. Penso que há espaço de progressão para o Ryzen. O mesmo se passa com o GCC.

Seja como for, este é um enorme salto a nível de performance para a AMD e em workloads multithreaded pesados penso que o Ryzen é uma excelente proposta para um Estação de trabalho ou mesmo para um Servidor.
Por último, tenho pena que nenhum destes processadores suporte ECC. Com esse suporte, ambos os processadores seriam excelentes opções.

Página anterior 1 2 3 4 5 6

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo