AnálisesDestaque

Noctua NH-L9x65

Conclusão

Este é um cooler apontado a um nicho muito especifico que, quanto a nós, cumpre bastante bem os objectivos a que se propõe, oferecendo performance muito razoável para o seu tamanho, conseguindo superiorizar-se um pouco à solução stock da AMD (já de si, bastante competente), e afirmando-se como uma solução de baixo perfil claramente superior à configuração de baixo-perfil no Noctua NH-L12. Tudo isto enquanto mantém níveis de ruído surpreendentemente baixos, para uma ventoinha deste tamanho.

Mais do que substituir os NH-L9 originais, este NH-L9x65 complementa-os, providenciando alguma capacidade de dissipação extra nos casos em que alguns centímetros de altura extra estão disponíveis. Cabe depois ao utilizador decidir se quer usar essa capacidade para manter o CPU mais fresco ou o ambiente mais silencioso, regulando a ventoinha em conformidade.  Já os L9 originais continuam a ser a única opção quando o espaço não permite a montagem de dissipadores um pouco mais altos.

Disponível a partir dos 45€, este cooler parece-nos a solução ideal para a grande maioria dos utilizadores quem pretendem aliar performance e silêncio nos seus sistemas compactos e HTPCs, quando a altura para albergar este dissipador está disponível. Apenas nos casos em que um Wraith Spire esteja disponível nos parece um investimento difícil de justificar, já que os ganhos são diminutos. Para utilizar com CPUs que não incluem cooler ou como alternativa a qualquer das soluções stock da Intel, este NH-L9x65 parece-nos tão bom quanto um cooler deste tamanho pode ser e constitui uma aposta muito sólida, complementada por 6 anos de garantia e a a habitual qualidade e suporte da Noctua. Recomendado.

Quem pretender suporte nativo a AM4 tem também disponível o NH-L9x65 SE AM4. Esta versão é idêntica em tudo à testada, mas apenas incluí o kit de retenção para AM4. A eventual necessidade de kits de retenção para plataformas actuais obriga à sua aquisição em loja, com a Noctua a fornecer gratuitamente apenas os kits para plataformas posteriores ao lançamento deste cooler.

A ZWAME agradece à Noctua a disponibilização da amostra para análise.

 

Página anterior 1 2 3 4

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo