AnálisesDestaque

Noctua NH-D15S

Unboxing

A caixa reflecte o tamanho do cooler que contêm, tendo também dimensões consideráveis.

O design e estrutura da embalagem é o mesmo de todos os restantes coolers da Noctua que testámos nas últimas semanas, incorporando as especificações completas e um esquema cotado do dissipador, uma breve descrição do produto em vários idiomas, incluíndo o português, e algumas características em destaque, que a Noctua acha particularmente relevantes.

Tal como o irmão NH-D15, este cooler desfruta de uma camada de protecção extra, na forma de placas de espuma, a complementar a habitual, e já bastante generosa, protecção de cartão.

No interior encontramos, lado a lado, uma caixa com os  acessórios e outra com o cooler propriamente dito.

Entre os acessórios temos os kits de montagem para as plataformas Intel LGA 115x e LGA 2011(-3) e AMD AM2/3(+) e FM1/2(+). A montagem na plataforma AM4 requer o nosso já conhecido kit adaptador NM-AM4, fornecido pela Noctua sem qualquer custo acrescido a quem dele necessitar.
Temos ainda manuais de instruções de montagem para todas as plataformas suportadas nativamente, a chave de cruz incluída com todos os coolers, um selo autocolante metálica com o logo da Noctua, um tubo de pasta térmica NT-H1, um adaptador de baixo ruído e um conjunto de clips de retenção para uma segunda ventoinha.

A caixa do cooler abre como um pequeno armário de cartão, revelando o pequeno “monstro” no interior.

A configuração assimétrica dos heatpipes torna-se, de imediato, aparente.

A enorme ventoinha de 150mm vem pré-montada no dissipador.


Vista de topo.

Outra perspectiva, que ajuda a evidenciar o volume deste cooler.

Apesar do tamanho, este cooler usa o mesmo sistema de fixação de apenas 2 parafusos típico da Noctua. A base também segue o protocolo habitual, sendo de cobre niquelado, com acabamento de micro estrias que facilita o espalhamento da pasta térmica.

A ventoinha incluída é a excelente Noctua NF-A15 PWM, já nossa conhecida do NH-D15 original.

Esta ventoinha é capaz de rodar a um máximo de 1500RPM, incorpora controlo de velocidade por PWM e tem um tempo médio entre falhas superior a 150.000 horas.

Montagem

 

A montagem segue o protocolo habitual da Noctua. Começa-se pela montagem das traves de fixação, aparafusando-as ao backplate. Teoricamente este cooler pode ser montado nas duas orientações, mas na prática, parece-nos que só a horizontal faz sentido.

De seguida basta alinhar os parafusos na base do cooler com os pontos de fixação nas traves de suporte e dar pequenos apertos alternados até o cooler estar firmemente fixado. A grande separação entre as torres permite um bom acesso as parafusos e a montagem faz-se sem qualquer dificuldade.


Pormenor dos parafusos já apertados, com as molas comprimidas a garantirem o contacto óptimo entre a base e o CPU.

Pormenor da configuração dos heatpipes.

O desvio do cooler para o topo da motherboard é evidente.

Já completo, com a sua ventoinha.

Um dos benefícios destes coolers é a grande quantidade de ar que movimentam na zona do socket, promovendo a ventilação dos circuitos de alimentação.

O design “desviado” do cooler permite a utilização da 1ª slot de expansão de qualquer motherboard sem constrangimentos.

Do lado da memória também não há qualquer problema, com espaço de sobra até para as nossas Corsair Dominator Platinum, habitualmente os módulos mais problemáticos nestas verificações, fruto dos seus 5,5cm de altura.

O sistema já pronto para o teste.

De qualquer ângulo, este cooler domina sempre a “paisagem”.

Página anterior 1 2 3 4Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo