AnálisesDestaque

Gigabyte GA-AB350N-Gaming WiFi

Conclusão

A Gigabyte AB350N-Gaming WiFi  não deixa muito a desejar, com um bom complemento de portas USB, wifi e bluetooth integrado, suporte a overclock, excelente compatibilidade com memórias, bom áudio integrado e suporte a armazenamento mais do que suficiente para qualquer sistema mini-ITX, incluindo uma slot M.2 PCIe x4.  Para os fãs da iluminação RGB também não faltam possibilidades, entre os LEDs integrados e os dois conectores para iluminação adicional.
Ficou apenas a faltar a inclusão de uma porta USB-C e também gostaríamos de ver uma saída óptica S/PDIF no painel traseiro, já que esta é uma board com potencial para utilização em HTPCs.

A disposição pouco convencional dos componentes revelou-se mais uma peculiaridade do que uma falha. É certo que a localização do conector de alimentação de 8 pinos não é particularmente feliz, mas não é menos verdade que os utilizadores de mini-ITX já estão habituados a desafios e puzzles mais complicados.

No que toca a performance, esta motherboard não ficou a dever nada aos modelos convencionais e a boa capacidade de overclock demonstrada abre a porta a alguns ganhos “grátis”, por cima.

Em resumo, estamos perante uma motherboard muito completa e competente, capaz de finalmente dar resposta às necessidades da maioria dos que pretendem montar um sistema mini-ITX baseado em CPUs Ryzen.
A julgar pelos preços das restantes motherboards mini-ITX da marca com nível de funcionalidade semelhante, estimamos que a Gigabyte AB350N-Gaming WiFi chegue ao mercado por valores a rondar os 150€ ou um pouco acima, o que nos parece um valor justo, face aos níveis de performance e funcionalidade que oferece e à actual escassez de concorrência. Recomendada.

A ZWAME agradece à Gigabyte a disponibilização da amostra para análise.

Página anterior 1 2 3 4 5

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo