AnálisesDestaque

Gigabyte Z370 Aorus Ultra Gaming (Intel Coffee Lake 6-core inside)

Fotos e Montagem

O design da caixa segue a mesma linha de outras motherboards AORUS recentemente analisadas por nós.

Na traseira encontramos um extenso conjunto de características em destaque, as especificações completas e um esquema do painel traseiro, útil para dar uma ideia exacta do I/O que este integra.

Nesta face temos uma curta descrição do conteúdo em diversos idiomas.

No interior encontramos a motherboard em primeiro plano, protegida no habitual saco anti-estático.

A “cave” da caixa é reservada para os acessórios e documentação.

Entre estes conta-se o manual completa, um guia de instalação multi-língua, o DVD com drivers e software, o escudo do painel traseiro, 4 cabos SATA, um autocolante para a caixa do sistema e um pequeno adaptador, de grande utilidade, que agrega todas as conexões de energia e LEDs indicadores do painel frontal.

A motherboard tem um aspecto sóbrio e robusto q.b., com o grafismo e esquema de cores focado nos tons de cinzento, o que quanto a nós é sempre uma aposta segura, do ponto de vista estético.

A traseira é bastante limpa, sobressaindo o pequeno backplate que reforça o socket e os parafusos dos vários dissipadores.

O socket é o já conhecido LGA1151, sendo fisicamente exactamente igual a todos os que se encontram nas motherboards da série “100” e “200”.

O socket aberto. Ao cimo, à esquerda, é possível ver a localização do conector de alimentação de 8 pinos.

 

O circuito de alimentação aparenta ser constituído por 7 fases, numa configuração 4+3, provavelmente com 4 dedicadas aos núcleos e 3 ao IGP e I/O.
Não é um circuito particularmente elaborado e orientado ao overclock extremo, mas deverá ser perfeitamente capaz de suportar overclocks para o dia-a-dia, com voltagens moderadas.

Pormenor das slots da memória. Estas slots integram reforços metálicos e iluminação RGB.
Acima, à direita, encontram-se os dois primeiros conectores para ventoinhas, estes dedicados ao CPU.
Em baixo, na periferia da motherboard temos, da direita para a esquerda, dois conectores para iluminação RGB, sendo o primeiro um conector digital, e o segundo um convencional RGBW. De seguida, mais um conector para ventoinha e o conector de alimentação ATX de 24 pinos. Ao lado deste, encontramos um conector interno USB 3.0 e um dos novos conectores internos USB Tipo-C.
Ao longo de todo o rebordo é possível ver o difusor acrílico da iluminação integrada. Este difusor é removível e pode ser personalizado ao gosto do utilizador.

Abaixo das slots de memória encontramos o chipset. A lado deste é possível ver o conector interno para placas de expansão Thunderbolt e 4 portas SATA.

Na margem inferior da motherboard temos, da esquerda para a direita, o conector Audio do painel frontal, um conector interno S/PDIF, 2 conectores para iluminação RGB, digital e RGBW,  o conector TPM, dois conectores internos USB 2.0, dois conectores para ventoinha, o conjunto de ligações para os botões e LEDs indicadores do painel frontal e mais duas portas SATA. No canto, ao lado das portas SATA, abaixo do ponto de montagem, encontram-se 4 LEDs indicadores que permitem ajudar ao despiste de problemas durante o arranque.

Pormenor da zona das slots de expansão. Aqui encontramos 3 slots PCIe x1 e 3 slots PCIe x16. As duas slots dotadas de reforço metálico usam as linhas do CPU e podem funcionar no modo x16/x0 ou x8/x8, suportando condignamente configurações multi-GPU SLI ou Crossfire.
A slot x16 do fundo usa linhas PCIe do chipset e está electricamente limitada ao modo x4.
Intercaladas com as slots PCIe encontramos as duas slots M.2. A do topo suporta apenas drives PCIe, com tamanhos de 42, 60, 80 ou 110mm. A slot do meio, suporta drives PCIe e SATA, com tamanhos de 42, 60 ou 80mm.
Por fim, na margem esquerda é possível observar o circuito do audio integrado, situado numa secção isolada do PCB. Este circuito é baseado no codec ALC1220, o actual topo de gama da Realtek, que integra um amplificador para auscultadores. De modo a reduzir as interferências electromagnéticas, o codec dispõe de um pequeno escudo metálico.

No painel traseiro temos, da esquerda para a direita, uma porta PS/2 para rato ou teclado e duas portas USB3.0 com alimentação dedicada (tecnologia DAC-UP), especialmente indicadas para periféricos de grande consumo de energia ou mais sensíveis à estabilidade da alimentação; uma porta DVI-D; duas portas USB 3.1 Gen2 (10Gb/s), uma delas Tipo-C; duas portas USB 3.0, uma porta HDMI; uma porta de rede GbE, duas portas USB 2.0; 5 conectores áudio de 3,5mm e uma saída áudio digital óptica.

A motherboard já assente na nossa benchtable.

Instalado o CPU, o cooler e o SSD e o cabo de alimentação de 8 pinos.

Já com a memória no seu lugar.

E, para terminar, a placa gráfica.

Com a montagem concluída, o sistema está pronto a ser testado! Mas antes…

… não podemos deixar de mostrar a inevitável iluminação RGB em toda a sua glória. (Com uma ajudinha da memória.)

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo