AnálisesDestaque

Gigabyte Z370 Aorus Ultra Gaming (Intel Coffee Lake 6-core inside)

BIOS

Como é habitual com as interfaces UEFI, esta BIOS inclui um modo simplificado, onde é possível de forma rápida ver a informação básica do sistema, activar perfis XMP das memórias, escolher a ordem de arranque dos dispositivos de armazenamento e configurar as ventoinhas.

O modo clássico faz jus ao nome e assume a organização de sempre, com todas as possibilidades de configuração organizadas por separadores.
No primeiro temos todas as opções necessárias ao overclock.

Todas as opções de frequência do CPU e Memórias.

Algumas informações de estado.

Ainda no primeiro separador é possível aceder às funções de controlo das ventoinhas.

No segundo separador temos algumas informações de sistema, as definições de data e hora e a opção de idioma, onde se encontra uma tradução para português do Brasil com algumas falhas, mas perfeitamente utilizável por quem não se entender com o inglês seleccionando por defeito.

Em BIOS encontramos a configuração do arranque e de prioridade das drives, entre outros.

Neste separador temos todas as opções respeitantes a periféricos, incluindo configurações das portas USB, da iluminação LED e configurações RAID.

A iluminação integrada na motherboard pode ser controlada directamente a partir da BIOS.

O separador Chipset permite activar ou desactivar as tecnologias de virtualização, áudio e LAN.

Aqui temos todas as opções respeitantes à gestão de energia e modos de arranque do sistema.

Por fim, no último separador temos a possibilidade de sair, guardar alterações, carregar configurações por defeito, guardar e carregar perfis de configuração personalizados.

Software

APP Center

Esta motherboard também faz uso da já nossa conhecida APP Center, que agrega todas as restantes aplicações de desktop da Gigabyte num só local, encarregando-se de descarregar, instalar e actualizar qualquer aplicação extra que o utilizador deseje, bem como drivers e software opcional de terceiros.

 

Para começar é necessário correr a função Live Update, e aí seleccionar que aplicações queremos instalar.

Após a instalação, as aplicações podem ser acedidas no separador Gigabyte APPs.
Também é possível aceder a muitas das configurações do Painel de Controlo do Windows directamente desta aplicação.
O separador de Software de terceiros permite gerir qualquer desse software que eventualmente se instale. Este software incluí as habituais versões de avaliação de software antivírus e versões personalizadas de web browsers e outras aplicações. Nada que recomendemos, portanto.

EasyTune

A aplicação de overclock no desktop da Gigabyte.

No primeiro separador é possível escolher entre perfis pré-definidos.


Os restantes dão um controlo manual substancial ao utilizador sobre vários parâmetros de frequências e energia tanto do CPU como das memórias.

Nesta aplicação é ainda possível definir perfis de overclock personalizados e atribuir-lhes teclas de atalho para alternar facilmente entre eles.

System Information Viewer

Esta é uma aplicação de monitorização do sistema.

No separador inicial encontramos diversas informações relativas aos componentes do sistema.

 

Os separadores seguintes permitem controlar as ventoinhas.
É possível simplesmente escolher entre os habituais perfis de “Silêncio”, “Normal”, “Performance”, etc., ou, no modo avançado, configurar individualmente cada uma das ventoinhas ou bombas de água ligadas à motherboard.

Em System Alert é possível configurar alarmes para o caso de algum parâmetro (voltagem, temperatura, etc.) sair dos intervalos definidos e em Record é possível gravar a evolução desses mesmos parâmetros ao longo do tempo, para posterior análise.

Esta aplicação incluí ainda um monitor de hardware, que abre numa janela à parte, e incluí todos os parâmetros possíveis de serem monitorizados no sistema.

RGB Fusion

A aplicação de controlo da iluminação RGB.

Aqui é possível escolher e configurar um dos efeitos pré-definidos.

O modo avançado permite configurar individualmente cada zona de iluminação.

É, também, possível controlar a iluminação de periféricos compatíveis. Infelizmente, as nossas Trident Z RGB ainda não são suportadas por esta aplicação, nesta plataforma. Para compensar, o software próprio da G.Skill funciona na perfeição nesta motherboard.


Por fim, o modo inteligente faz variar a iluminação em função de um parâmetro definido pelo utilizador, como a temperatura do CPU ou a hora, entre outros.

A iluminação também pode ser totalmente desactivada, claro.

3D OSD: Esta é uma aplicação especialmente orientada à comunidade gamer e que deverá agradar bastante à mesma. Permite sobrepor aos jogos a monitorização em tempo real de uma enorme quantidade de parâmetros, entre os quais os FPS, frequências e temperaturas de CPU e GPU, percentagens de utilização, entre muitos outros. A aplicação permite escolher a informação a apresentar, definir o tamanho, cor e posição do texto no ecrã e configurar atalhos para a activação das várias funções da aplicação.

Cloud Station: software de acesso remoto ao sistema que incluí a possibilidade de partilha de ficheiros com dispositivos móveis.

Fast Boot: aplicação que acelera o arranque e permite reiniciar o sistema directamente para o BIOS.

Game Boost: aplicação que diz reduzir o consumo de recursos por parte de processos em background durante a execução de jogos. À semelhança do recém introduzido Game Mode do Windows 10.

@BIOS: pequena aplicação de grande utilidade para utilizadores menos experientes, que permite actualizar a BIOS directamente do Windows.

BIOS Setup: permite o acesso a partir do windows a algumas funções normalmente só disponíveis na BIOS.

USB Blocker: permite barrar o acesso ao sistema de dispositivos USB não autorizados.

Smart Keyboard: software de grande utilidade para quem dá muito uso a teclas de atalho e macros personalizados.

Smart Backup: aplicação que permite agendar o backup de partições inteiras como imagens em intervalos regulares. Estas imagens podem depois ser usadas para restaurar a partição inteira.

Smart Time Lock: aplicação de controlo parental, que permite establecer horários e tempo de utilização do sistema.

Windows USB Installation Tool: aplicação que possibilita a instalação do Windows 7 a partir de drives USB.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo