AnálisesDestaque

Toshiba TR200 240GB

Software

Do lado do software esta drive é suportada pelo nosso velho conhecido e muito bem concebido SSD Utility.

O ecrã inicial condensa toda a informação básica e mais relevante do estado da drive.

Uma característica muito interessante deste software são os pequenos pontos de interrogação (?) espalhados pelas várias secções, em todos os separadores, que quando clicados abrem pequenas janelas com uma descrição pormenorizada de toda a informação e funcionalidade de cada secção.

Ainda no primeiro separador é possível encontrar informação mais detalhada de cada drive.

Bem como do sistema.

E ainda toda a informação referente aos parâmetros SMART disponíveis.

No segundo separador temos duas secções, a primeira engloba um teste de performance.

A segunda permite definir manualmente um sobreaprovisionamento extra de capacidade. Hoje em dia isto é cada vez mais desnecessário, mas é sempre bom manter a opção, especialmente para os casos de uso mais intensivo.

O terceiro separador contêm todas as ferramentas dedicadas à manutenção do SSD. A primeira é a ferramenta de actualização do firmware.

Também é possível efectuar um “secure erase”, que repõe a drive no estado de fábrica. Esta função consome um ciclo de programação das células de memória, no entanto, pelo que deve ser usada com critério.

Aqui é possível consultar os alertas relativos ao estado de saúde da drive.

Por fim, nesta secção é possível criar uma versão bootable deste software, numa pen usb. Esta pen pode depois ser usada independentemente de qualquer sistema operativo, o que se pode revelar um verdadeiro salva-vidas. É, sem dúvida, uma das características mais interessantes deste software.

Este separador engloba todas as opções de configuração do software, como o idioma ou as notificações, entre outros.

O último separador permite contactar o suporte directamente a partir da aplicação, incluindo logo um relatório com toda a informação relevante da drive e sistema, o que pode facilitar e acelerar o processo.
O relatório também pode ser gerado e enviado independentemente da aplicação.

Herdado da OCZ, este software tem sido continuamente polido pela Toshiba, mantendo-se uma aplicação muito completa, intuitiva, actual e fácil de usar, sendo um dos pontos fortes das drives da Toshiba.

Página anterior 1 2 3 4 5Página seguinte
Botão Voltar ao Topo