AnálisesDestaque

ECS Liva Q

O computador de bolso

Utilização

Iremos referir alguns pontos que consideramos relevantes. Quando ligamos o computador aparece a indicação para proceder à instalação do Windows 10. É intuitivo e acessível a qualquer pessoa mas o que é diferente é o tempo que isso demora. No nosso caso demorou algumas horas até terminar todo o processo. É difícil perceber onde está a limitação verdadeiramente mas o facto é que demorou bastante mais tempo do que antecipamos.

O segundo problema que detetamos é que ao segundo programa que tentamos instalar tivemos a mensagem abaixo.

Se no primeiro caso, atendendo que apenas passamos uma vez por esse processo não consideramos muito grave atendendo que este equipamento é único no sentido de ser tão pequeno e como tal algum compromisso existe, não faz sentido que não haja espaço de armazenamento. Mas sabendo como funcionam os updates do Windows fomos investigar o que estava instalado.

Facilmente encontramos o causador do problema. A última pasta tinha apenas cerca de 20MB mas a a pasta Windows.old tinha 20GB. Na verdade é simples de explicar e é algo que o Windows faz para o caso de algo correr mal nos upgrades, neste caso na instalação inicial ele instalou o Windows 10 bem como o seu último update.

Para libertar espaço em disco devem clicar com o botão direito do rato no disco C, no menu de contexto selecionar propriedades e clicar em Limpeza do disco.

Selecionam todas as opções em Ficheiros a Eliminar e de seguida em Limpar ficheiros do sistema  onde podem selecionaras Instalações anteriores do Windows.
Na imagem acima já é possível ver uma opção com 20,7GB de discos. No final clicam em OK.
Este procedimento demora bastante tempo.

Mas no final o problema fica resolvido e passamos a ter bastante espaço disponível. Via porta USB 3.0 podem facilmente ter uma pen USB ou disco externo ligado ficando com vários TB disponíveis ou utilizando um cartão microSD até 128GB.

4K ou não?

O ECS Liva Q cumpre com o que anuncia. Ligado a uma televisão 4K de 55 polegadas, identifica corretamente a resolução, coloca a 300% o interface o que é adequado para uma televisão a que estamos a uma maior distância do que normalmente nos posicionamos se for um monitor. O som emitido pelas colunas na televisão é mais alto quando comparado com a box que temos.

A reprodução de vídeo 4K, a utilização mais óbvia da capacidade 4K deste sistema, não levanta problemas, graças à aceleração por hardware embutida no IGP.
Para testarmos este aspecto usamos o Youtube e diversos clips disponíveis no site http://demo-uhd3d.com .
Esta tarefa é viabilizada pela capacidade de aceleração por hardware providenciada pelo IGP. Nos screenshots seguintes é possivel ver o GPU a trabalhar na reprodução de vídeo 4K no Youtube e de clips codificados em H264 e H265 a bitrates elevados (até 60Mbps).

Chegámos, no entanto, a temer o pior, já que a reprodução destes clips no MPC-HC nos presenteou com uma grande quantidade de soluços e frames descartados.
A mudança para o Kodi resolveu o problema, tendo todos os clips sido reproduzidos na perfeição, o que nos diz que o hardware é, definitivamente, capaz deste tipo de tarefa.

Página anterior 1 2 3 4 5Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo